Audi revoluciona motores a combustão com sistema MHEV plus
A Audi lançou os novos modelos A5 e Q5 com a tecnologia MHEV plus, uma evolução dos motores a combustão que incorpora um sistema híbrido leve de 48 volts. Com a combinação do gerador de trem de força (PTG), do alternador de partida por correia (BAS) e de uma bateria de íon de lítio-fosfato de ferro, o sistema reduz emissões de carbono, aumenta a performance e melhora a dirigibilidade.
Nova tecnologia melhora eficiência e desempenho dos modelos A5 e Q5
A integração do PTG permite modos de condução parcialmente elétricos, otimizando o consumo de combustível e proporcionando uma experiência de direção mais suave. Segundo Geoffrey Bouquot, membro do conselho de desenvolvimento técnico da Audi, a tecnologia fortalece a linha de veículos elétricos, híbridos plug-in e modelos a combustão com alta eficiência.
O sistema MHEV plus é composto por três elementos principais: o gerador de trem de força (PTG), que opera com eletrônica de potência integrada e um motor elétrico de ímãs permanentes, uma bateria de 48 volts e o alternador de partida por correia (BAS). O resfriamento líquido desses componentes assegura condições ideais de funcionamento e permite a aplicação do sistema em modelos de tração dianteira e integral baseados na plataforma Premium Platform Combustion (PPC).
No modelo A5 2.0 TDI (150 kW), a redução de consumo pode chegar a 0,38 l/100 km e a emissão de CO2 pode diminuir em até 10 g/km. No A5 3.0 TFSI com motor V6 (270 kW), a economia alcança 0,74 l/100 km, com redução de até 17 g/km nas emissões.
O PTG também atua como módulo de propulsão elétrica, oferecendo até 18 kW de potência e torque de 230 Nm na saída da transmissão. Esse torque é disponível imediatamente na partida do veículo, resultando em melhor resposta nas acelerações iniciais. O sistema permanece ativo até velocidades de 140 km/h, desacoplando-se em velocidades superiores para minimizar perdas energéticas.
Audi revoluciona motores a combustão com sistema MHEV plus
O posicionamento do PTG diretamente atrás do câmbio melhora a eficiência na transmissão de energia e permite aplicações tanto em veículos de tração dianteira quanto em versões com tração integral. O controle preciso de torque, corrente e velocidade do motor elétrico assegura um funcionamento eficiente entre -40°C e 75°C, com refrigeração líquida para otimização térmica.
A tecnologia MHEV plus também aprimora a recuperação de energia por meio do sistema integrado de controle de freios (iBRS), que prioriza a frenagem regenerativa. Dessa forma, o sistema reduz a utilização dos freios mecânicos, melhorando a eficiência e prolongando a vida útil dos componentes de frenagem. O BAS, por sua vez, permite partidas mais rápidas e silenciosas do motor a combustão, com ganhos em conforto e redução do consumo.
A bateria de íon de lítio-fosfato de ferro do sistema possui capacidade de 1,7 kWh e é integrada a um circuito de resfriamento para garantir temperatura ideal de operação. O gerenciamento eletrônico ajusta constantemente o estado de carga da bateria para maximizar a recuperação de energia e otimizar a eficiência do conjunto.
A estratégia de operação do MHEV plus ajusta o uso dos motores elétricos conforme a demanda de torque e energia. No modo de condução D, o sistema prioriza a eficiência, fornecendo suporte elétrico progressivo. No modo S, a assistência elétrica é mais agressiva, garantindo respostas mais rápidas e dinâmicas. O sistema também permite rodar em modo exclusivamente elétrico em velocidades baixas, como em trânsito urbano ou manobras de estacionamento.
A Audi desenvolveu a tecnologia considerando a demanda por eficiência e desempenho em motores a combustão. A eletrificação parcial reduz o consumo de combustível e emissões sem comprometer a performance. A nova plataforma MHEV plus aprimora a autonomia e a adequação dos veículos para viagens de longa distância. A tecnologia não será comercializada no mercado norte-americano, devido a diferenças nas preferências dos consumidores locais.