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Ford Raptor completa 15 anos como “monstro das trilhas”

A linha Ford Raptor está completando 15 anos no mercado, consolidando-se como um ícone off-road. Criada pela Ford Performance, divisão de veículos de alto desempenho da marca, a Raptor foi inspirada nos veículos Baja de corrida no deserto, ganhando o apelido de “monstro das trilhas”. “Quando vazou na mídia a notícia sobre o nosso projeto, com o codinome ‘Raptor’, vimos que havia grande interesse no conceito de um veículo de corrida de alta velocidade no deserto feito de fábrica e um entusiasmo igualmente forte pelo nome Raptor”, conta Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance.

Picape icônica celebra uma década e meia de domínio off-road e inovação tecnológica

Ford Raptor completa 15 anos como “monstro das trilhas”

A primeira Raptor teve como base a F-150, seguida pelas versões Ranger e Bronco. No Brasil, a Ranger Raptor, equipada com motor 3.0 V6 biturbo GTDI de 397 cavalos de potência, acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos, destacando-se como a picape mais rápida e capaz do mercado em qualquer terreno.

Ao longo dos anos, a marca Raptor expandiu-se para outros segmentos. Além da F-150 Raptor, a linha foi ampliada em 2019 com a Ranger Raptor e, em 2021, com o Bronco Raptor, o primeiro SUV do mundo inspirado em corridas Ultra4. Cada modelo Raptor possui uma personalidade própria, mas todos compartilham um DNA comum: engenharia de precisão e desempenho inspirado em corridas para os clientes que desejam ampliar suas fronteiras.

A tecnologia da suspensão foi um dos principais focos no desenvolvimento da Raptor. A proposta foi entregar mais do que potência e estilo, criando uma suspensão de alto desempenho capaz de lidar com ambientes desérticos que mudam constantemente. “Um carro de performance geralmente tem como foco principal o motor. No caso da Raptor, a joia da coroa é a suspensão”, diz Rushbrook. “O desenvolvimento dos amortecedores Fox da Raptor é um grande exemplo de como a Ford usa as corridas para testar novas tecnologias.”

A F-150 Raptor de primeira geração, lançada em 2010, contou com amortecedores internos passivos bypass de 2,5 polegadas, que trouxeram um novo padrão de desempenho off-road. Com curso longo, permitiam à picape manter alta velocidade em terrenos acidentados com durabilidade e conforto. A F-150 Raptor R de competição que estreou na Baja 1000 ainda usava amortecedores Fox externos especiais.

Ford Raptor completa 15 anos como “monstro das trilhas”

Na segunda geração da Raptor, o amortecedor passou a ter 3 polegadas, com maior capacidade off-road, permitindo equipar a picape de corrida com uma versão ligeiramente modificada dos amortecedores de produção, substituindo os externos bypass. A chegada da tecnologia digital com os controles de suspensão Live Valve permitiu gerenciar melhor a absorção de impactos. A terceira geração da F-150 Raptor, lançada em 2024, conta com amortecedores Live Valve duplos de 3 polegadas, que se adaptam ativamente ao tipo de condução e terreno para máximo controle e conforto em qualquer velocidade.

A nova Raptor T1+, que conquistou o terceiro lugar em sua estreia no Rally Dakar 2025, também é equipada com amortecedores Fox. Eles foram os preferidos dos pilotos após testar diferentes opções, tanto pelo desempenho quanto pelo conforto proporcionado em longas jornadas.

Ao comemorar 15 anos, a Ford Raptor se destaca pela sua capacidade off-road, desempenho em alta velocidade e tecnologia de suspensão. No entanto, há espaço para melhorias no consumo de combustível. “Temos orgulho do caminho que percorremos e estamos ainda mais animados com o que vem a seguir, pois o desempenho off-road está sempre evoluindo”, conclui Rushbrook.