Notícias
Iveco e BMW demonstram viabilidade de caminhões a hidrogênio

A Iveco entregou dois caminhões pesados S-eWay Fuel Cell à BMW, como parte do projeto europeu H2Haul, cofinanciado pela Clean Hydrogen Partnership. O objetivo é demonstrar a alta confiabilidade dos caminhões movidos a hidrogênio como uma solução de zero emissões para o transporte na Europa. Os caminhões serão testados em operações reais, colaborando com diversos fornecedores de hidrogênio e em diferentes ecossistemas geográficos.
Modelos serão testados em operações reais, colaborando com diversos fornecedores e em diferentes ecossistemas geográficos
Giandomenico Fioretti, chefe de Desenvolvimento de Negócios de Propulsão Alternativa, afirmou que a entrega dos caminhões representa um avanço significativo na viabilidade do transporte de longa distância movido a hidrogênio. A participação ativa no projeto H2Haul reforça o compromisso da Iveco com a mobilidade sustentável e a construção do futuro da logística de zero emissões na Europa.
Os caminhões Iveco S-eWay Fuel Cell oferecem um alcance de até 800 km e reabastecimento rápido em menos de 20 minutos, com capacidade para 70 kg de H2 comprimido a 700 bar. Eles serão utilizados no transporte de peças entre Nuremberg, na Baviera, e Leipzig, onde está localizada a fábrica da BMW, com suporte de novas estações de reabastecimento de hidrogênio.
Iveco e BMW demonstram viabilidade de caminhões a hidrogênio
A participação da Iveco no projeto H2Haul faz parte de sua abordagem multi-energia para a descarbonização, focada no desenvolvimento de soluções alternativas de motorização. Enquanto acompanha o progresso tecnológico e a evolução regulatória, a Iveco continua contribuindo para o desenvolvimento do ecossistema de hidrogênio, explorando tecnologias promissoras e arquiteturas de veículos. Exemplos incluem o protótipo Iveco S-Way com motor a hidrogênio FPT Industrial XCURSOR e o caminhão conceito híbrido com extensão de alcance a hidrogênio FPT Industrial CURSOR 9, apresentados no IAA 2024.