Iveco

Nissan expande uso de aço de baixo carbono

Nissan expande uso de aço de baixo carbono

A Nissan Motor Co., Ltd. anunciou que aumentará o uso de aço com baixas emissões de CO₂ fabricado no Japão. Em 2025, a proporção deste tipo de aço utilizado pela Nissan deverá ser cinco vezes maior do que em 2023. Esta medida é parte de um esforço da empresa para reduzir as emissões de CO₂ em 30% até 2030, ao longo de todo o ciclo de vida do produto, e alcançar a neutralidade de carbono em 2050.

Fabricante japonesa amplia utilização de aço com baixas emissões de CO₂ no Japão

Nissan expande uso de aço de baixo carbono

A sustentabilidade está no cerne dos negócios da Nissan, que almeja um mundo mais limpo, seguro e inclusivo. A empresa está empenhada em acelerar seus esforços para realizar uma sociedade sustentável em todos os aspectos de seus negócios. Esta iniciativa reflete o compromisso contínuo da Nissan em promover a sustentabilidade ambiental e contribuir para um futuro mais verde e sustentável.

Para atingir estas metas, a Nissan tem intensificado suas iniciativas de descarbonização desde a aquisição de matérias-primas. Peças de aço representam cerca de 60% do peso dos veículos, portanto, o uso de aço com baixas emissões de CO₂ contribui significativamente para a redução das emissões ao longo de todo o ciclo de vida dos automóveis. Grande parte das emissões de CO₂ ocorre na redução do minério de ferro em altos-fornos. O aço verde visa reduzir estas emissões ao usar matérias-primas de minério de ferro a ferro de baixo carbono ou ao substituir altos-fornos por fornos de arco elétrico.

Nissan expande uso de aço de baixo carbono

Nissan expande uso de aço de baixo carbono

Desde 2023, a Nissan começou a utilizar aço verde em veículos para o mercado japonês, adotando o Kobenable® Steel da Kobe Steel. A empresa ampliará significativamente o uso deste tipo de aço com a incorporação do NSCarbolex® Neutral da Nippon Steel Corporation, do JGreeX® da JFE Steel Corporation e do aço alocado para redução de carbono da POSCO. Estes produtos de aço verde reduzem as emissões de CO₂ durante a produção através de uma abordagem de balanço de massa.