O Brasil tem registrado avanços significativos na expansão da infraestrutura de recarga para veículos elétricos. Em dezembro de 2022, o país contava com 2.955 pontos de recarga, número que subiu para 3.800 em agosto de 2023 e alcançou 4.600 em 2024. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), a meta é atingir 10.000 eletropostos em operação até o final de 2025.
País busca dobrar número de eletropostos em 2025
No contexto da mobilidade elétrica, Mauricio Crivelin, CEO da Kinsol, esclareceu alguns mitos e verdades sobre o tema. Em relação à manutenção, estudos indicam que veículos elétricos têm custos cerca de 30% inferiores aos de modelos a combustão, devido à menor quantidade de peças móveis: aproximadamente 50, comparadas às 350 de veículos tradicionais. Além disso, o investimento inicial mais elevado dos carros elétricos pode ser compensado por economias com combustível e manutenção, além de benefícios fiscais, como isenções de impostos.
Outro ponto abordado é a resistência à água dos veículos elétricos. Apesar de um mito popular, esses automóveis podem ser lavados e utilizados em dias chuvosos sem prejuízos, pois são submetidos a testes rigorosos durante o desenvolvimento. Quanto às baterias, Crivelin explicou que, embora muitos veículos limitem o carregamento para preservar a vida útil, é possível recarregá-las até 100% sem danos ao sistema de energia.
Infraestrutura para veículos elétricos avança no Brasil
Com a crescente infraestrutura e esclarecimento sobre a mobilidade elétrica, o Brasil se prepara para consolidar sua posição no mercado de veículos sustentáveis, contribuindo para um cenário mais eficiente e ambientalmente responsável.