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ZF apresenta soluções digitais para oficinas otimizarem tempo, gestão e faturamento

A ZF Aftermarket participa da Automec 2025, entre os dias 22 e 26 de abril, no São Paulo Expo, com uma série de inovações para o mercado de reposição. A empresa apresenta atualizações nas plataformas ZF [pro]Amigo, ZF [pro]Manager e ZF [pro]Parts, consolidando seu ecossistema digital e reforçando seu compromisso com a digitalização e a qualificação técnica do setor automotivo.
Programas de qualificação, plataformas integradas e soluções de agendamento fazem parte da estratégia
Entre os destaques está o novo portal do ZF [pro]Amigo, plataforma gratuita de treinamentos, que passa a contar com identidade visual renovada e navegação mais simples. Com mais de 160 vídeos técnicos e mais de 200 mil certificados emitidos, o programa tem como meta impactar mais de cinco mil novos usuários ainda em 2025. A nova fase do portal inclui recursos de gamificação, rankings e premiações. Além disso, será lançado um módulo com treinamentos sobre diagnóstico automotivo por scanner, com seis vídeos divididos em duas etapas.
Segundo Fernanda Giacon (foto), Gerente Sênior de Marcomm e Excelência Comercial da ZF América do Sul, o portal tem papel estratégico no relacionamento com os profissionais do setor. “Nosso objetivo é que o conteúdo técnico de qualidade esteja cada vez mais acessível a quem está na linha de frente da manutenção automotiva. Queremos ajudar o mecânico a evoluir e se preparar para as transformações do mercado”, afirma.
No mesmo evento, a ZF apresenta a nova fase do ZF [pro]Manager, plataforma de agendamento de serviços e gestão de oficinas. A ferramenta conecta mecânicos e motoristas, organiza agendas por profissional e permite acesso ao histórico de manutenção dos veículos. Com mais de 260 mil agendamentos realizados desde 2022, a plataforma agora conta com recursos como integração com WhatsApp e ordens de serviço automáticas.
A versão atual incorpora também o serviço ZF [pro]Tech by Concept, criado em parceria com a empresa de experiência do cliente ConceptBR. O recurso permite agendamento direto via Google, gestão de reputação online, análise de dados, acompanhamento de avaliações e contato estratégico com clientes.
ZF apresenta soluções digitais para oficinas otimizarem tempo, gestão e faturamento
“Estamos oferecendo soluções que ampliam a visibilidade e a competitividade da oficina no ambiente digital, com foco na experiência do cliente e na fidelização”, diz Fernanda Giacon.
Outra iniciativa anunciada é a ampliação da plataforma ZF [pro]Parts, que avança de projeto-piloto para novas regiões dos estados de Santa Catarina e Minas Gerais. A solução conecta oficinas a distribuidores e varejistas em um único ambiente digital. A meta é atingir mais de 1.500 oficinas compradoras até o final de 2025 e triplicar a movimentação atual de pedidos. Hoje, a plataforma reúne mais de meio milhão de anúncios e 60 lojas cadastradas.
A funcionalidade de busca por placa do veículo, comparativo de preços e localização das lojas agiliza a tomada de decisão dos mecânicos. O sistema foi projetado para que o tempo de entrega das peças não ultrapasse 90 minutos, garantindo produtividade sem interrupções no serviço.
As soluções digitais apresentadas integram o conceito global da ZF Uptime, voltado à maximização do tempo de atividade dos veículos. A empresa reforça seu plano de crescimento com o aumento do portfólio de produtos e a expansão de serviços para veículos leves, pesados, industriais e fora de estrada.