Notícias
GAC chega ao Brasil com planos ambiciosos e 5 modelos eletrificados

A GAC, sexta maior fabricante de automóveis da China, iniciou oficialmente suas operações no Brasil com o lançamento de cinco modelos eletrificados, sendo quatro elétricos e um híbrido HEV. O anúncio marca a expansão da montadora chinesa para o mercado nacional, com uma estratégia que inclui produção local, centro de pesquisa e desenvolvimento e uma ampla rede de concessionárias.
Montadora chinesa oficializa entrada com SUVs e sedã eletrificados, aliando inovação tecnológica e expansão comercial
A ação da GAC tem como objetivo ampliar sua presença na América Latina, tornando o Brasil o principal polo de operação fora da China. “Queremos construir uma relação de longo prazo com o Brasil, que é um hub estratégico de produção e comercialização para consolidar a nossa presença na região”, afirmou Wei Haigang, Presidente da GAC Internacional. O movimento reflete o compromisso da montadora com mobilidade sustentável e inovação tecnológica, alinhando-se às diretrizes globais do setor automotivo.
Os modelos lançados incluem o SUV elétrico premium Hyptec HT, o SUV híbrido GS4, e os elétricos Aion V, Aion Y e o sedã Aion ES. O Hyptec HT destaca-se pelas portas traseiras estilo asa-de-gaivota, potência de 245 cv e autonomia de 362 km. O GS4, híbrido com motor a combustão e elétrico, oferece 235 cv de potência combinada e autonomia total de 705 km. O Aion V tem 204 cv e autonomia de 389 km, enquanto o Aion Y oferece 318 km, com destaque para a modularidade do espaço interno. O Aion ES, com 136 cv, foca no segmento executivo, com autonomia de 314 km.
A chegada da GAC ao país é acompanhada por uma rede inicial de 83 pontos de venda, composta por 33 concessionárias tradicionais e 50 pontos em shoppings centers, fruto de parcerias com 27 grupos econômicos. A expectativa da marca é alcançar 120 pontos de vendas até o final de 2025, com presença em todas as regiões do país. A meta comercial da montadora é vender oito mil unidades até dezembro e 29 mil até 2026.
A operação brasileira será reforçada por um Centro de Distribuição em Cajamar (SP), inaugurado antes mesmo do lançamento, com 2.000 m² de área e capacidade para atender à demanda de peças e serviços. “Estamos comprometidos em proporcionar aos nossos clientes um atendimento ágil e descomplicado, garantindo que as peças estejam disponíveis para reposição e manutenção de imediato”, destacou Alex Zhou, CEO da GAC no Brasil.
GAC chega ao Brasil com planos ambiciosos e 5 modelos eletrificados
Outro diferencial da estreia da GAC foi a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica com o Inmetro, visando o desenvolvimento das primeiras normas brasileiras para instrumentos de medição de recarga de energia elétrica. “Estamos à disposição do Inmetro para ajudar o país a desenvolver esse mercado de acordo com a nossa expertise. Essa estratégia combina qualidade, inovação e sustentabilidade”, afirmou Zhou.
Os consumidores que adquirirem os veículos até 30 de junho terão benefícios exclusivos: carregador portátil incluso (com economia de R$ 7 mil), três anos de manutenção gratuita ou 100 mil km, dois anos de assistência 24 horas e dois anos de internet grátis nos modelos Aion V e Hyptec HT. Os modelos elétricos contam com garantia de 8 anos ou 160 mil km (200 mil km para a bateria), e o híbrido GS4, com 5 anos ou 150 mil km.
A GAC aposta na combinação de tecnologia, design e eficiência para atender às preferências do consumidor brasileiro. Entre os diferenciais dos veículos estão a plataforma Aion EV, baterias Magazine 2.0, ecossistema ADiGO com cockpit inteligente e comandos por voz baseados em IA, e arquitetura X-Soul para processamento rápido. O Aion V, por exemplo, possui compartimento térmico para alimentos e bebidas, e o Aion Y destaca-se pelo amplo ângulo de abertura das portas.
“O Brasil é um mercado prioritário para a companhia globalmente. Vamos produzir em solo brasileiro carros com as mais modernas tecnologias do mundo. Posso garantir que estamos chegando para inaugurar uma nova era da indústria automotiva no Brasil”, declarou Feng Xingya, Chairman do GAC Group.
Com uma estratégia centrada na inovação, a GAC reforça seu compromisso com o desenvolvimento da indústria nacional e com a transformação para uma mobilidade mais eficiente e sustentável. A iniciativa alinha-se ao programa Nova Indústria Brasil, do MDIC, que prioriza modernização, inovação e integração às cadeias produtivas globais.