Esportes
Pirelli introduz novos compostos no Superbike para otimizar performance
No próximo fim de semana, durante a quinta rodada do Campeonato Mundial de Superbike da FIM, a Pirelli apresentará um novo pneu traseiro para a classe WorldSBK. O circuito de Most, na República Tcheca, será o palco da primeira avaliação da especificação de composto médio E0250, desenvolvida para oferecer maior estabilidade e consistência.
Compostos médios ganham protagonismo na quinta rodada do Campeonato Mundial de Superbike
O evento em Most servirá como teste crucial para avaliar o desempenho das novas tecnologias e validar seu uso futuro no campeonato. A alocação traseira incluirá também o composto D0922, já utilizado na etapa de Phillip Island. Além dessas opções, os pilotos terão à disposição o SC0 padrão, que substituirá o SCQ habitual para treinos, classificação e a Superpole Race.
De acordo com Giorgio Barbier, Motorcycle Racing Director da Pirelli, a etapa será fundamental para análise das novas soluções. “Most é, juntamente com Phillip Island, um dos dois circuitos mais exigentes da temporada em termos de desgaste e estresse sobre os pneus. Por isso, é uma boa oportunidade para verificar a qualidade de algumas soluções resultantes do trabalho de desenvolvimento que estamos fazendo”, explica.
Os compostos médios foram priorizados devido à alta exigência do circuito sobre os pneus. O D0922, que estreou na Austrália, tem estrutura e composto diferenciados em relação ao SC1 médio padrão, buscando maior estabilidade e performance consistente. Já o E0250, totalmente novo, adota o mesmo composto do D0922, porém com alterações estruturais para potencializar estabilidade.
Pirelli introduz novos compostos no Superbike para otimizar performance
Na categoria WorldSSP, os pilotos contarão com os compostos SC1 médio e SC2 duro na dianteira, combinados com SC0 ou SC1. No WorldSSP300, o conjunto será formado pelo SC1 dianteiro e SC2 traseiro.