A Renault anunciou a chegada do novo motor híbrido E-Tech 160 cv, que será incorporado aos modelos Captur e Symbioz no mercado europeu. Com tecnologia aprimorada, o sistema entrega mais potência e eficiência no consumo de combustível. As encomendas para os veículos equipados com essa motorização se iniciam em 6 de maio, e as primeiras entregas estão previstas para julho de 2025.
Tecnologia híbrida combina potência e eficiência para atender à crescente demanda por alternativas sustentáveis
O setor automotivo segue acelerado na transição para motores eletrificados, e a Renault consolidou sua posição como uma das principais fabricantes de híbridos na Europa. Nos últimos cinco anos, a empresa vendeu 750 mil veículos equipados com sua tecnologia E-Tech. No primeiro trimestre de 2025, a participação dos híbridos nas vendas da marca cresceu 7,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Mesmo com o lançamento da nova motorização híbrida, não há previsão para que esses motores equipem veículos da marca fabricados no Brasil.
Segundo a Renault, o novo motor de 1.8 litro traz um aumento de potência, alcançando 160 cavalos de potência, e melhora o torque em 25%. Isso se traduz em aceleração mais dinâmica, com o Captur reduzindo seu tempo de 0 a 100 km/h de 10,6 segundos para 8,9 segundos, enquanto o Symbioz faz a mesma medição em 9,1 segundos.
Além do aumento de desempenho, a eficiência energética foi aprimorada. A nova bateria de 1.4 kWh possibilita um maior tempo de rodagem em modo elétrico, reduzindo o consumo de combustível. Nos testes realizados, os modelos equipados com essa motorização alcançaram um consumo de 4,3 litros por 100 quilômetros e emissões de CO2 a partir de 98 g/km.
Outro aspecto técnico destacado pela Renault é a transmissão sem embreagem, que melhora a precisão nas trocas de marcha e reduz perdas de potência. Segundo a montadora, a atualização da transmissão torna as mudanças mais rápidas e silenciosas, elevando o conforto ao dirigir.
Renault lança novo motor híbrido com economia de combustível aprimorada
A ampliação da capacidade de reboque também é um diferencial do novo sistema. O Captur e o Symbioz passam a ter capacidade de reboque de até 1.000 quilos, contra os 750 quilos da geração anterior.