Esportes
McLaren ofusca favoritos e lidera treinos do GP da Áustria de F1

No primeiro dia de atividades de pista para o Grande Prêmio da Áustria, realizado nesta sexta-feira no circuito de Spielberg, a McLaren encerrou a segunda sessão de treinos livres na liderança. Lando Norris cravou 1min04s580, seguido por Oscar Piastri com 1min04s737. Apenas Max Verstappen, da Red Bull, também ficou abaixo da marca de 1min05s (1min04s898).
Norris e Piastri encabeçam tabela de tempos no Red Bull Ring, enquanto estratégias de pneus começam a se desenhar para o domingo
Durante os 120 minutos totais de pista, todas as equipes testaram diferentes combinações de pneus. Dentre os 20 carros em ação, 17 usaram os compostos duros, sendo os únicos a não utilizar o C3 os pilotos Max Verstappen (Red Bull), Esteban Ocon e Ollie Bearman (Haas). A divisão de uso totalizou 494 voltas com pneus médios (38%), 463 com macios (35,62%) e 343 com duros (26,38%).
O engenheiro-chefe da Pirelli, Simone Berra, avaliou as atividades: “O primeiro dia praticamente confirmou nossas expectativas anteriores. Em uma pista que já estava bem emborrachada, apesar da chuva que caiu ontem à tarde e à noite, a evolução da performance foi limitada ao longo do dia”. Berra também explicou que a comparação com o ano anterior é afetada pelo fato de 2024 ter sido um fim de semana de Sprint, o que altera significativamente a distribuição dos treinos.
A McLaren também protagonizou um marco para o automobilismo irlandês. Alex Dunne participou da TL1, substituindo Lando Norris. Essa foi a primeira vez que um piloto da Irlanda esteve em uma sessão oficial da Fórmula 1 desde Ralph Firman, em 2003.
Sobre os compostos, Simone Berra declarou: “O delta entre os compostos correspondeu às nossas expectativas, com cerca de dois décimos entre o Duro e o Médio – embora esse seja um número extrapolado – e meio segundo entre o Médio e o Macio”. Ele ainda destacou que a previsão de temperaturas mais altas no domingo deverá impactar diretamente na escolha de pneus para a corrida.
McLaren ofusca favoritos e lidera treinos do GP da Áustria de F1
Na Fórmula 2, Leonardo Fornaroli (Invicta Racing) conquistou sua segunda pole do ano com 1min15s229, apenas 0s014 à frente de Victor Martins (ART Grand Prix). Richard Verschoor (MP Motorsport) ficou em terceiro, com todos os três primeiros separados por 24 milésimos.
A escolha de pneus para a categoria inclui macio e supermacio. Estratégias híbridas são esperadas, considerando o desempenho do Safety Car na prova anterior, que alterou decisões de boxes.
Pela Fórmula 3, Nikola Tsolov (Campos Racing) conquistou a pole ao registrar 1min20s743, superando Brad Benavides e Noah Stromstedt. O uso do composto macio, aliado à preocupação com degradação térmica, deverá determinar o ritmo da prova principal.