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Motoristas de aplicativo estão reduzindo custos com energia solar

Ao perceber que o gasto com combustível comprometia parte significativa de sua renda como motorista de aplicativo, Luciana Di Giacomo, residente de Indaiatuba, decidiu investir em um sistema fotovoltaico. Com a instalação de 18 painéis solares em sua residência, ela não apenas eliminou os custos com abastecimento, mas também passou a alimentar diversos equipamentos elétricos em sua casa.
Uso para abastecimento de veículos elétricos ganha força entre motoristas de aplicativo
Há sete meses, Luciana adquiriu um veículo elétrico e, com experiência prévia no uso de energia solar, optou por gerar sua própria eletricidade para abastecer o carro. “Como tenho a energia solar, gero o ‘combustível’ para o carro, pois desde que instalei os painéis, pago apenas o mínimo da conta, que é um valor de R$ 130”, explica.
Além da economia, a motorista destaca a praticidade do carregamento doméstico. O processo ocorre durante os intervalos do trabalho, o que otimiza sua rotina sem a necessidade de deslocamento a postos de carregamento.
O cenário revela uma tendência crescente no Brasil: a migração de motoristas de aplicativo para veículos elétricos. Segundo a Uber, o número de carros elétricos cadastrados na plataforma cresceu 500% no último ano. A 99 já conta com mais de 10,5 mil veículos eletrificados, representando 3% de sua frota, conforme dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
A instalação realizada na casa de Luciana foi executada por uma franquia da Solarprime e conta com um carregador básico, cujo tempo médio de recarga varia entre seis e dez horas, dependendo do modelo de bateria. O sistema tem potência de 10.26 kWp e supre diversas necessidades elétricas além da mobilidade.
Motoristas de aplicativo estão reduzindo custos com energia solar
Lincon Souza, diretor comercial da Moby, afirma que a busca por soluções energéticas integradas tem aumentado. “Hoje você pode instalar um sistema de energia solar para suprir todas as suas necessidades, não só de mobilidade. Sem contar que o motorista pode carregar seu veículo em casa, considerando que o Brasil ainda tem poucos pontos de recarga públicos”, destaca.
Embora a infraestrutura de eletropostos tenha avançado, apenas 25% das cidades brasileiras contam com pontos de recarga, segundo levantamento da Tupi Mobilidade. No país, há 14.827 estações públicas ou semipúblicas, número que ainda não atende completamente a demanda de motoristas e consumidores.