Serviços

Confira o calendário completo do licenciamento 2025 em São Paulo

Published

on

O calendário oficial de licenciamento de veículos em São Paulo começou nesta terça-feira, 1º de julho, com a exigência para placas de final 1 e 2. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), o processo deve ser concluído até o final do mês por esses proprietários. A medida é obrigatória e, em caso de descumprimento, o veículo poderá ser apreendido e encaminhado a pátio credenciado.

Novo cronograma exige atenção dos proprietários para evitar sanções e apreensões

Com uma frota de aproximadamente 29,8 milhões de veículos no estado, 7,9 milhões já haviam regularizado sua situação até 28 de junho, antes da abertura do calendário. O número representa uma antecipação significativa diante da obrigatoriedade do procedimento. O valor da taxa de licenciamento em 2025 é de R$ 167,74.

O Detran-SP destaca que, para realizar o licenciamento, o proprietário deve quitar previamente o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), além de multas pendentes e encargos relacionados. Apenas após a regularização total dessas pendências será possível emitir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e).

Advertisement

Em caso de abordagem de um veículo não licenciado, o automóvel será removido e levado a um pátio autorizado. Para agilizar a devolução, o proprietário pode utilizar o sistema de Liberação Instantânea de Veículos (LIVE). Por meio do serviço digital, disponível no site do Detran-SP, é possível solicitar a liberação do veículo de forma online após o pagamento dos débitos.

O calendário de licenciamento segue de maneira escalonada até dezembro para veículos leves. Veículos com placas finais 3 e 4 têm prazo até o fim de agosto. Em setembro, será a vez dos finais 5 e 6. As placas 7 e 8 devem estar licenciadas até outubro. Finais 9 e 0 devem cumprir a obrigação até novembro e dezembro, respectivamente.

Confira o calendário completo do licenciamento 2025 em São Paulo

Já os veículos classificados como caminhões e caminhões-tratores têm cronograma distinto. Placas com finais 1 e 2 serão licenciadas em setembro. Para os finais 3, 4 e 5, o prazo será em outubro. Finais 6, 7 e 8 devem regularizar até novembro, e as placas 9 e 0 até dezembro.

Advertisement

O Detran-SP reforça que a fiscalização será realizada em todo o território estadual. O não cumprimento da exigência pode acarretar infrações administrativas, com penalidades previstas na legislação de trânsito. O acompanhamento do calendário é fundamental para evitar sanções.

Sair da versão mobile