Pesados

Grupo TRATON unifica P&D para acelerar lançamentos e cortar custos

Published

on

A partir desta terça-feira, 1º de julho, o Grupo TRATON implementa uma reestruturação que altera significativamente a dinâmica de pesquisa e desenvolvimento (P&D) no setor de veículos comerciais. Com a consolidação das equipes de Scania, MAN, International e Volkswagen Truck & Bus sob uma única unidade de P&D, a companhia inicia uma fase de integração técnica entre marcas com foco em modularização e sinergia operacional.

Movimento alinha as marcas a uma estratégia comum baseada em modularidade e padronização

O anúncio foi feito em Munique, sede do conglomerado, e reúne aproximadamente 9 mil colaboradores em um esforço conjunto liderado por Niklas Klingenberg, membro do Conselho Executivo responsável pela área de P&D do grupo. Outros 3 mil profissionais seguem atuando nos núcleos das marcas, mantendo o desenvolvimento de soluções específicas por meio do programa Brand Identity Development (BID).

A nova estrutura foi projetada para evitar duplicidade de projetos e ampliar a eficiência no lançamento de produtos. “A cooperação mais estreita em Pesquisa e Desenvolvimento nos tornará mais rápidos e eficientes, permitindo desenvolver inovações mais direcionadas e levar produtos ao mercado mais cedo. Cada engenheiro e talento da nossa organização é indispensável para garantir o futuro do TRATON GROUP. Nosso sucesso depende da expertise deles”, afirmou Klingenberg.

Advertisement

A reorganização tem como base o Sistema Modular TRATON, que será potencializado para permitir a aplicação das mesmas tecnologias em diferentes níveis de desempenho, atendendo a demandas variadas de clientes em mercados distintos. O grupo pretende acelerar o desenvolvimento de soluções sustentáveis, conectadas e com maior sinergia entre marcas.

Grupo TRATON unifica P&D para acelerar lançamentos e cortar custos

Essa movimentação ocorre em um momento de transição na indústria automotiva, pressionada por novas exigências regulatórias, digitais e ambientais. A estratégia da TRATON visa fortalecer sua competitividade ao padronizar componentes modulares e ampliar a interoperabilidade de sistemas entre veículos das diferentes marcas do grupo.

Advertisement
Sair da versão mobile