Esportes
Lamborghini elimina o híbrido e desafia rivais com novo GT3
A Lamborghini oficializou a introdução de um novo veículo de competição para campeonatos internacionais: o Temerario GT3. Desenvolvido integralmente na fábrica de Sant’Agata Bolognese, o modelo representa uma nova fase da marca italiana no automobilismo. A estreia está prevista para as 12 Horas de Sebring, em março de 2026.
Temerario GT3 marca o início de uma nova fase da Lamborghini no esporte internacional
O projeto nasceu com a competição como foco. Desde as etapas iniciais, o Temerario foi concebido com estrutura e componentes preparados para adaptação às exigências técnicas do segmento GT3. A Lamborghini manteve a integração entre engenharia, design e experiência do usuário, com o apoio de pilotos oficiais como Marco Mapelli e Andrea Caldarelli, durante a fase de desenvolvimento.
O carro utiliza o motor V8 biturbo de 4,0 litros, proveniente da versão de produção em série, mas modificado para se alinhar aos regulamentos GT3, que não permitem sistemas híbridos. A unidade motriz foi recalibrada com novos turbocompressores e sistema de admissão revisado. A potência foi ajustada para 550 cv, sujeita ao balanceamento de performance (BoP) das competições.
O chassis, baseado na estrutura spaceframe em alumínio, passou por processos de aligeiramento e simplificação. Foram removidos os componentes híbridos e integradas estruturas específicas para substituição rápida de peças em pista. A suspensão foi atualizada com novos amortecedores de seis vias da KW, e o carro conta com jantes de 18 polegadas fornecidas pela Ronal AG.
A carroçaria, feita em material compósito de carbono, prioriza leveza e facilidade de desmontagem, otimizando intervenções durante provas. Difusores, painéis e faróis possuem sistemas de conexão rápida. O sistema de reabastecimento foi atualizado para permitir maior fluxo, e o novo sensor no tanque de combustível entrega dados precisos à equipe.
Lamborghini elimina o híbrido e desafia rivais com novo GT3
“O Temerario GT3 é a primeira derivação de competição do projeto Temerario, reforçando ainda mais o firme comprometimento da Lamborghini com o desporto motorizado enquanto ferramenta chave para a promoção da nossa marca”, declarou Stephan Winkelmann, Presidente e CEO da Lamborghini.
Além da preparação técnica, o cockpit foi redesenhado com novo painel gráfico, central eletrônica atualizada e software exclusivo. O volante segue especificações personalizadas, baseadas nas avaliações dos pilotos oficiais da marca.
“O Temerario GT3 foi concebido tendo em mente o utilizador final”, afirmou Rouven Mohr, Chief Technical Officer da Lamborghini. “Tudo foi tido em conta, desde a eficiência aerodinâmica à curva de potência, passando pela forma como a equipa pode operar o carro.”
A Lamborghini também anunciou o suporte contínuo às equipes que utilizam o Huracán GT3, durante a transição ao novo modelo, mantendo o compromisso com o desenvolvimento e o apoio técnico no automobilismo.