Pesados

Mercedes-Benz realiza teste de longa distância com eActros

Published

on

A Mercedes-Benz do Brasil concluiu com sucesso o teste de longa distância do caminhão elétrico eActros 400 à bateria, atravessando o trecho principal da Via Dutra sem recarga intermediária. O percurso de 422 quilômetros foi realizado entre São Bernardo do Campo (SP) e São João do Meriti (RJ), com velocidade média de 63 km/h e carga líquida de 6.200 quilos.

Modelo elétrico percorreu 422 quilômetros com uma única carga entre São Paulo e Rio

O teste teve início na fábrica da empresa, localizada na Região Metropolitana de São Paulo, e foi concluído no Posto Galápagos, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Segundo Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, “o eActros 400 foi o primeiro caminhão elétrico a atravessar o principal trecho da Via Dutra com uma única carga de bateria, alcançando a maior autonomia entre os elétricos no País”.

A iniciativa faz parte da nova fase da Mercedes-Benz no Brasil, que neste ano irá iniciar testes operacionais com clientes. Além do modelo eActros, será avaliado também o caminhão leve conhecido como FUSO eCanter, ambos à bateria e com zero emissões. Os testes ocorrem em parceria com empresas de diversos setores: Braspress, Coca-Cola Femsa, Expresso Nepomuceno, RD Saúde, Suzano, AGL, Marimex e Ypê.

Advertisement

“Essa é a nova era tecnológica e sustentável da Mercedes-Benz no Brasil. Como integrante do Grupo Daimler Truck AG, a nossa ambição é clara: contribuir para o transporte sustentável no mundo”, destaca Ferrarez. Segundo o executivo, a Daimler Truck já conta com cerca de 15 modelos elétricos no portfólio global.

Com foco em aplicações interurbanas de logística, o eActros é projetado para cargas médias e pesadas, com opções de carroçarias como baú carga seca, refrigerado e porta-pallets. No Brasil, três versões serão avaliadas: plataforma 6×2 com baterias de 336 kWh e 448 kWh, e o cavalo mecânico 4×2 com 336 kWh. Os modelos possuem PBT entre 19 e 27 toneladas e até 40 toneladas de CMT.

Mercedes-Benz realiza teste de longa distância com eActros

O veículo utiliza baterias NMC (níquel, manganês e cobalto), com autonomia entre 220 e 400 quilômetros, dependendo do modelo e da aplicação. O carregamento rápido pode ser concluído em até 1 hora e 15 minutos. O trem de força é composto por eixo eletrificado com dois motores elétricos e transmissão de duas marchas, gerando potência contínua de 330 kW e máxima de 400 kW.

Advertisement

Além do sistema regenerativo de frenagem, que devolve energia às baterias, o modelo incorpora tecnologias como MirrorCam, ABA5, ASA, AAA, ESP, LDWS, EPB e IHC. Na cabine, o caminhão apresenta recursos como display multimídia tátil, painel LCD com indicadores de segurança, volante multifuncional e botão start/stop.

A Mercedes-Benz já possui atuação na eletrificação de ônibus urbanos e articulados no país, e agora avança na integração dessa tecnologia ao setor de caminhões, com apoio da equipe global da Daimler Truck.

Advertisement
Sair da versão mobile