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Pneus novos desafiam pilotos em circuito desconhecido na Hungria

O Campeonato Mundial de Superbike da FIM volta à Hungria após mais de três décadas, marcando presença entre os dias 25 e 27 de julho no Balaton Park Circuit, uma pista inédita no calendário da competição. O retorno ocorre em um cenário de incertezas técnicas: os pilotos do WorldSBK nunca competiram nesse traçado, embora alguns tenham feito testes privados, ainda com motos de rua. Este ambiente desconhecido motivou a Pirelli a oferecer uma alocação estratégica de pneus com opções padrão e de desenvolvimento já aprovadas em outras etapas.
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A variedade de soluções será determinante para o desempenho nas corridas. Os pneus traseiros disponíveis para as provas longas incluem o composto macio SC0 padrão e o E0125, este último já utilizado com ampla aceitação em Portimão. A opção extramacia E0479, introduzida em Misano, será elegível apenas na Superpole Race e nos treinos. Os pneus dianteiros mantêm as opções SC1 e SC2, além dos modelos para pista molhada e intermediários, assegurando cobertura para diferentes condições climáticas.
“Voltamos a correr na Hungria após 35 anos, um retorno bem-vindo ao calendário e um evento importante para todos os fãs de motorsport na Europa Central. Não temos experiência direta neste circuito, mas alguns pilotos já testaram lá e, pelo que foi possível observar, as condições do asfalto não parecem ideais, embora o nível de abrasividade não pareça particularmente alto”, afirmou Giorgio Barbier, Motorcycle Racing Director da Pirelli.
A Pirelli decidiu aplicar cautela diante da ausência de informações técnicas confiáveis. “Esses testes foram realizados com motos de rua padrão, então precisaremos ver como a pista se comporta com as motos em configuração completa de corrida, que são mais potentes e tecnicamente diferentes”, completou Barbier. A estratégia foi construir uma gama versátil de soluções traseiras, indo do conhecido SC0 até o E0125 com estrutura aperfeiçoada e o E0479 com respostas promissoras em Misano.
Além da categoria principal, o Balaton Park também será palco para a estreia da WorldSSP e da nova WolrdWCR. Na WorldSSP, os compostos seguem a mesma estrutura das etapas anteriores, com SC1 e SC2 na dianteira e SCX ou SC0 na traseira. Já as pilotas da WolrdWCR contarão com o SC1 em ambos os eixos.
Pneus novos desafiam pilotos em circuito desconhecido na Hungria
A introdução de um circuito novo e o retorno à Hungria são elementos que exigem atenção das equipes, sobretudo no que diz respeito ao desempenho e à segurança. A decisão da Pirelli reflete a busca por equilíbrio entre previsibilidade e inovação técnica, respeitando as singularidades da pista e as exigências das motocicletas em competição.