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Produção do Volvo ES90 começa com foco em emissões reduzidas

O mercado europeu de veículos elétricos deve registrar um novo marco neste verão com o início da produção do Volvo ES90, modelo elétrico desenvolvido com energia neutra em carbono. Mais que uma novidade comercial, o lançamento insere-se na estratégia da fabricante de reduzir emissões ao longo de todo o ciclo de vida dos produtos. O carro já está disponível para encomenda em 18 países europeus, com outras regiões previstas para 2025 e 2026.
Modelo chega ao mercado com foco no impacto ambiental e inovação estrutural
Segundo análise divulgada pela Volvo Cars, o ES90 tem um impacto de carbono de 31 toneladas quando carregado com a média de energia europeia. Esse número diminui para 26 toneladas quando se utiliza energia eólica. Isso representa uma redução de cerca de 50% em relação à versão mild hybrid do Volvo S90 e 30% frente à versão híbrida plug-in, tornando o ES90 o modelo com menor pegada de carbono da marca.
O relatório LCA (Avaliação do Ciclo de Vida), verificado por terceiros, detalha os materiais e processos responsáveis pela emissão de gases do efeito estufa desde a extração de matérias-primas até o fim da vida útil do veículo. Trata-se da quinta publicação do gênero da Volvo desde o lançamento do EX40 em 2019. “Vamos além das exigências legais porque isso é importante para nós”, afirmou Vanessa Butani, diretora de sustentabilidade global da empresa. “O ES90 representa nossa abordagem holística em relação à sustentabilidade.”
A abordagem mencionada inclui a adoção de materiais reciclados e soluções em economia circular. O ES90 é fabricado com cerca de 29% de alumínio reciclado, 18% de aço reciclado e 16% de polímeros reaproveitados, além de madeira certificada no interior do veículo. Os clientes podem optar por revestimentos feitos com PET reciclado e materiais biológicos rastreáveis.
Outro diferencial do modelo é o novo sistema elétrico de 800 volts, que possibilita maior eficiência energética e rapidez no carregamento, além de contribuir para a leveza do carro. A aerodinâmica também foi considerada, com um coeficiente de arrasto de 0,25, o menor da história da fabricante.
Produção do Volvo ES90 começa com foco em emissões reduzidas
Como iniciativa de transparência, a Volvo também incorpora o “passaporte de bateria” baseado em blockchain, que permite rastrear a origem dos materiais e o estado de conservação da bateria, reforçando o compromisso com práticas empresariais responsáveis.
O início da fabricação está previsto para o verão europeu, com as primeiras unidades destinadas a consumidores sendo entregues nos próximos meses.