A cidade de Belo Horizonte foi palco, em 2025, da quarta edição do FPT Innovation Day, evento promovido pela FPT Industrial, marca de powertrain do Iveco Group. Com foco em inovação, o encontro reuniu startups, acadêmicos e parceiros para discutir os rumos da descarbonização e da conectividade no setor automotivo da América Latina.
Evento anual reúne especialistas para debater o futuro dos motores na América Latina
Durante o evento, dois painéis principais nortearam os debates. “Temos um papel fundamental na descarbonização e no cumprimento de metas globais, com grandes oportunidades na região. O futuro do powertrain passa por combustíveis alternativos, que se complementarão de acordo com a missão”, afirmou Carlos Tavares, presidente da FPT Industrial para a América Latina. O primeiro painel abordou os desafios e as oportunidades do uso de Etanol, Biometano e Hidrogênio, com apresentação de casos em que a FPT atua em parceria com universidades e clientes. O segundo painel tratou da digitalização, com foco em ciência de dados, redes neurais e segurança cibernética, aplicados em projetos de telemetria da FPT Industrial e da IVECO.
A escolha de Belo Horizonte como sede do evento reforça o papel estratégico da cidade no ecossistema de inovação automotiva. A América Latina foi destacada como região com alto potencial para biocombustíveis, e a FPT Industrial reiterou seu compromisso global com a eletrificação e o desenvolvimento de tecnologias como células de combustível e motores a diesel com maior eficiência.
Em agosto de 2025, a FPT Industrial iniciou a produção de motores a gás natural e biometano na planta de Córdoba, na Argentina. Os modelos N60 NG, N67 NG e CURSOR 13 NG seguem o padrão PROCONVE P8/Euro VI, vigente no Brasil, e são destinados a veículos comerciais e máquinas agrícolas, ampliando a atuação da marca na transição energética regional.
Na Agrishow 2025, a empresa apresentou o motor conceito N67 Etanol, desenvolvido em parceria com a CNH. A tecnologia foi projetada para atender diferentes máquinas utilizadas na colheita de cana-de-açúcar, otimizando o uso de um único tipo de combustível. “Ambas as tecnologias, com motores Ciclo Otto, contribuem para a redução de emissões, com menor ruído de funcionamento e o desempenho equivalente ao de motores diesel”, explicou Alexandre Xavier, diretor de Engenharia da FPT Industrial para América Latina.
FPT Innovation Day 2025 apresenta avanços em descarbonização e conectividade
Segundo Xavier, a descarbonização exige múltiplas soluções energéticas, adaptadas às condições técnicas e econômicas da região. “Não existe uma única solução de descarbonização. O desafio passa pela viabilização das múltiplas soluções de energia, seja do ponto de vista técnico ou pela aderência, em função da realidade econômica da nossa região”, concluiu.
O FPT Innovation Day consolidou-se como espaço de articulação entre indústria, academia e inovação, promovendo o desenvolvimento de tecnologias voltadas à sustentabilidade e à eficiência energética no setor automotivo.