A indústria automotiva britânica testemunha um movimento estratégico com a entrada de três ex-CEOs de renome no conselho consultivo da Longbow, fabricante de esportivos elétricos leves. Dan Balmer, Mike Flewitt e Michael van der Sande passam a integrar o grupo de conselheiros da empresa, que se prepara para iniciar a produção de seus modelos Speedster e Roadster em 2026, no Reino Unido.
Fabricante britânica de esportivos elétricos aposta em experiência de líderes da indústria para lançar modelos Speedster e Roadster

A decisão marca um novo capítulo na trajetória da Longbow, que aposta na experiência acumulada por esses executivos em marcas como McLaren, Aston Martin, Lotus, Tesla e Lucid. “Longbow representa uma volta por cima, uma ideia nova com execução rigorosa e uma equipe experiente para concretizá-la. É uma oportunidade de fazer parte da história automotiva britânica”, afirmou Mike Flewitt, ex-CEO da McLaren Automotive e atual conselheiro da Longbow.
A nomeação dos três executivos ocorreu em agosto de 2025, como parte da estratégia da Longbow para acelerar o desenvolvimento e a produção de seus veículos elétricos voltados para entusiastas da direção. Os modelos Speedster e Roadster seguem uma filosofia centrada na leveza, simplicidade e conexão com o condutor, com foco em desempenho real nas estradas.
Michael van der Sande, que liderou lançamentos e relançamentos de marcas como Tesla Europa, Alpine e Jaguar Land Rover SVO, destacou o conceito da Longbow: “Rápido, ágil, não muito pesado, não muito complicado e, acima de tudo, algo que coloca um sorriso no rosto todos os dias. É uma proposta envolvente na teoria e promete ser cativante na prática.”
A atuação dos conselheiros será voltada para fornecer orientação estratégica à equipe de liderança da Longbow, que inclui os fundadores Daniel, Mark e Jenny. A empresa pretende utilizar essa expertise para consolidar sua identidade de marca, otimizar processos de produção e fortalecer sua entrada no mercado de esportivos elétricos.
Longbow reforça conselho com líderes experientes para acelerar produção
Dan Balmer, com passagens por Aston Martin e Lotus, reforça a abordagem ágil da Longbow: “O lema ‘Speed of Lightness’ não se refere apenas aos carros, mas também à equipe, ao produto e ao desenvolvimento acelerado. Estou entusiasmado em colaborar com os fundadores para concretizar essa visão.”
Todos os veículos da Longbow serão projetados, desenvolvidos e montados manualmente no Reino Unido. A empresa aposta em uma cadeia de suprimentos especializada em componentes de alto desempenho para garantir confiabilidade, dinâmica e autonomia. O pacote de propulsão dos modelos Speedster e Roadster será voltado para leveza, durabilidade e performance.
Mark Tapscott, COO da Longbow, reforça a importância da escuta ativa no processo de desenvolvimento: “Vivemos por alguns princípios simples, e um deles é: nunca se pode ter conselhos demais. Combinamos convicção com humildade para aprender com a experiência ao nosso redor. É assim que construiremos o melhor caminho para o futuro.”