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Home Esportes

Reta final da F1 ganha novos rumos com os pneus da Pirelli

Mudanças nos compostos refletem dados e simulações da primeira metade da temporada

Sergio Dias by Sergio Dias
1 de agosto de 2025
in Esportes
Reta final da F1 ganha novos rumos com os pneus da Pirelli
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A temporada da Fórmula 1 entra em sua fase decisiva com uma alteração relevante: a Pirelli anunciou os compostos de pneus para pista seca que serão utilizados nas dez corridas restantes após a pausa de verão. A decisão, tomada em conjunto com a FIA e a organização da F1, traz mudanças em relação ao ano anterior e foi baseada nos dados coletados até o momento, com o objetivo de ampliar as possibilidades estratégicas das equipes.

Mudanças nos compostos refletem dados e simulações da primeira metade da temporada

A divulgação antecipada das escolhas tem como finalidade permitir que as escuderias se preparem com antecedência para os desafios técnicos e táticos das etapas finais. “Decidimos anunciar as escolhas de compostos para todas as corridas restantes a fim de permitir que as equipes se preparem da melhor forma possível para as etapas que vêm pela frente”, afirmou Mario Isola, Diretor de Motorsport da Pirelli.

A partir do GP da Holanda, em Zandvoort, haverá uma mudança em relação a 2024: os compostos serão C2 (Duro), C3 (Médio) e C4 (Macio), um passo mais macio em comparação ao trio anterior C1, C2 e C3. No GP do Azerbaijão, em Baku, o novo pneu C6 será utilizado, com a combinação C4 (Duro), C5 (Médio) e C6 (Macio), substituindo os compostos C3, C4 e C5 usados no ano passado.

Em Spa, a chuva impediu uma análise completa da estratégia de pular um composto, mas essa abordagem será repetida em duas etapas nas Américas. Em Austin, o Duro será mais rígido (C1 em vez de C2), mantendo C3 e C4 como Médio e Macio, respectivamente. Na Cidade do México, o Duro sobe de C3 para C2, enquanto os demais compostos permanecem iguais.

No GP de São Paulo, será mantida a gama mais dura utilizada em 2023, composta por C2 (Duro), C3 (Médio) e C4 (Macio), após a constatação de que o C5 não foi viável na edição anterior. “Há algumas mudanças, feitas em consulta com a FIA e os organizadores do campeonato, com base em análises dos dados coletados e do trabalho de simulação”, explicou Isola.

Reta final da F1 ganha novos rumos com os pneus da Pirelli

As cinco corridas restantes — Itália (Monza), Singapura, Las Vegas, Abu Dhabi e Catar — seguirão o padrão de 2024, com exceção do Catar, que terá os compostos mais duros da gama de 2025: C1 (Duro), C2 (Médio) e C3 (Macio). Nas demais, o trio será C3, C4 e C5.

Segundo Isola, o objetivo das escolhas é “equilibrar a viabilidade de estratégias de uma ou duas paradas, para aumentar a emoção e oferecer um melhor espetáculo. Não há uma solução única para alcançar isso, mas sem encarar a realidade das corridas, não se pode esperar respostas concretas.”

Tags: estratégia de corridaFIAFórmula 1GP de São PauloGP de ZandvoortGP do CatarMario IsolaPirellipneus F1temporada 2025
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