A Volvo Buses anunciou o lançamento do chassi elétrico BZRLE no mercado brasileiro, ampliando sua oferta de veículos urbanos com emissão zero. O novo modelo, com piso baixo, foi desenvolvido para atender às demandas específicas de grandes centros urbanos como São Paulo, Goiânia, Brasília e Porto Alegre, onde a acessibilidade no embarque e desembarque é uma exigência operacional.
Modelo com piso baixo amplia cobertura da Volvo em ônibus elétricos urbanos no Brasil
“Algumas cidades precisam dessa versão com piso baixo para facilitar o embarque e desembarque de passageiros. Com essa nova configuração, temos o mais amplo portfólio da indústria de ônibus elétricos no País”, afirmou Alexandre Selski, head de eletromobilidade da Volvo Buses na América Latina. Com o BZRLE, a marca passa a oferecer uma linha completa de chassis elétricos, incluindo modelos padron, articulado e biarticulado.
O novo chassi utiliza a mesma plataforma consagrada dos modelos a diesel da Volvo, mantendo componentes como quadro de chassi, freios e eixos. “São componentes bastante conhecidos dos operadores de transporte, compartilhando a mesma facilidade e benefícios de manutenção dos nossos demais modelos”, explicou Paulo Arabian, head de vendas de ônibus da Volvo. A configuração de tração é 4×2, com capacidade para carrocerias de até 13,5 metros e transporte de até 90 passageiros.
O BZRLE está disponível com um ou dois motores de 200 kW, totalizando até 400 kW (540 cv). Todos os componentes, incluindo as baterias, estão posicionados abaixo do assoalho, o que permite melhor aproveitamento do espaço interno e instalação de portas em ambos os lados, conforme a necessidade de cada cidade.
A autonomia do veículo pode chegar a 300 quilômetros, com quatro ou cinco baterias de íons-lítio de 90 kWh cada. O sistema de carregamento utiliza tomada CCS2 e suporta até 250 kWh de potência, permitindo recarga completa em até uma hora. Essa característica garante alta disponibilidade operacional para os operadores de transporte público.
Volvo Buses apresenta novo chassi elétrico BZRLE para transporte urbano
O sistema de propulsão inclui uma caixa automatizada de duas velocidades, que, em conjunto com os motores elétricos, permite até 35% de regeneração energética durante as frenagens. O modelo também conta com um compressor de ar de última geração, que reduz os ruídos internos, e direção eletro-hidráulica, com opção de Volvo Dynamic Steering (VDS), tecnologia que melhora a manobrabilidade e segurança.
Em alinhamento com a visão “Zero Acidentes” da Volvo, o BZRLE está preparado para operar com o sistema de “Zonas de Segurança”, que reduz automaticamente a velocidade do veículo em áreas sensíveis, como escolas, hospitais e terminais, por meio de monitoramento via GPS.
O lançamento do BZRLE reforça o compromisso da Volvo com a descarbonização dos transportes. O Grupo Volvo mantém a meta global de eliminar as emissões de CO₂ de origem fóssil em seus veículos até 2040, consolidando sua atuação no segmento de mobilidade urbana sustentável.