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Mercedes-Benz testa bateria de estado sólido em trajeto de longa distância

Em uma iniciativa voltada à validação de tecnologias para veículos elétricos, a Mercedes-Benz realizou, no final de agosto, um trajeto de 1.205 quilômetros entre Stuttgart, na Alemanha, e Malmö, na Suécia, utilizando um veículo EQS levemente modificado, equipado com bateria de estado sólido de lítio-metal. O percurso foi concluído sem paradas para recarga, marcando um avanço no desenvolvimento de baterias para aplicação em veículos de produção.
EQS modificado percorre 1.205 quilômetros entre Alemanha e Suécia sem recarga, validando tecnologia de bateria de estado sólido
“O desempenho da bateria de estado sólido é um divisor de águas para a mobilidade elétrica. Com essa viagem de longa distância, mostramos que a tecnologia funciona não apenas em laboratório, mas também nas estradas. Nosso objetivo é levar inovações como essa à produção em série até o fim da década e oferecer aos clientes um novo patamar de autonomia e conforto”, afirmou Markus Schäfer, membro do Conselho de Administração do Grupo Mercedes-Benz e diretor de tecnologia, desenvolvimento e compras.
O trajeto entre Stuttgart e Malmö integrou o programa de validação em condições reais da nova bateria, iniciado em fevereiro. Além de testes digitais e em instalações especializadas em Stuttgart-Untertürkheim e Sindelfingen, o projeto inclui avaliações em vias públicas, com foco em desempenho sob diferentes perfis de rota e zonas climáticas. A rota seguiu pelas rodovias A7 e E20, atravessando Alemanha e Dinamarca, sem uso de balsas, e foi calculada por meio do sistema Electric Intelligence, que considera topografia, tráfego, temperatura ambiente e demanda energética para climatização.
O veículo chegou ao destino com autonomia restante de 137 quilômetros, superando em três quilômetros o recorde anterior estabelecido pelo protótipo Vision EQXX no trajeto Stuttgart–Silverstone. O resultado reforça a viabilidade da bateria de estado sólido para uso cotidiano e sua aplicabilidade em veículos de produção.
O sistema de bateria foi desenvolvido em parceria com a Mercedes-AMG High Performance Powertrains (HPP), centro de tecnologia da Fórmula 1 do grupo, localizado em Brixworth, Reino Unido. As células de lítio-metal utilizadas são fornecidas pela empresa norte-americana Factorial Energy e baseadas na tecnologia FEST® (Factorial Electrolyte System Technology).
Mercedes-Benz testa bateria de estado sólido em trajeto de longa distância
Para lidar com as variações de volume típicas desse tipo de célula durante os ciclos de carga e descarga, o sistema incorpora atuadores pneumáticos que mantêm a pressão de contato adequada. A energia utilizável da bateria foi ampliada em 25%, sem alterações significativas em peso ou dimensões em relação à bateria padrão do EQS. A eficiência energética adicional é obtida por meio de resfriamento passivo por fluxo de ar.
A Mercedes-Benz, que reivindica a invenção do automóvel, reforça com essa iniciativa sua estratégia de protagonismo na transição para a mobilidade elétrica, apostando em tecnologias que prometem redefinir os padrões de autonomia e eficiência.