Notícias
Fiat Coupé completa 30 anos e reforça legado de inovação da marca
 
																								
												
												
											O Fiat Coupé, lançado na Europa em 1993 e introduzido no Brasil em 1995, completa três décadas de história em 2025. Com design singular e soluções técnicas que desafiaram os padrões da época, o modelo se consolida como um marco no portfólio da Fiat e pode agora integrar o seleto grupo dos veículos com “placa preta”, reservado a automóveis com mais de 30 anos e preservação de originalidade.
Com design assinado por Chris Bangle e interior Pininfarina, Coupé marcou época e reforça legado da Fiat
 
“O desenho do Chris Bangle foi escolhido porque era o mais ousado de todos os desenhos que nasceram naquele momento”, relembra Peter Fassbender, atual Vice-presidente de Design para a América do Sul. “O nosso sonho era fazer faróis que abriam e fechavam, mas era muito caro e difícil de fazer. Então, para manter a linha muito fluida e para garantir o fluxo de luz, o farol precisava sair. Mas o Chris não queria levantar todo o capô para isso. Então, ele deixou o capô mais baixo e o farol saiu um pouquinho, dando um aspecto de bolha.”
O Fiat Coupé foi desenvolvido sobre a plataforma do Fiat Tipo e chegou ao mercado brasileiro com motor 2.0 16V aspirado, o mesmo do Tipo Sedicivalvole. A unidade entregava 137 cv de potência e 18,4 kgfm de torque, com freios a disco nas quatro rodas e suspensão ajustada para condução esportiva. Entre 1995 e 1997, foram importadas 1.124 unidades para o Brasil.
O design externo foi concebido no Centro Stile Fiat, sob responsabilidade de Chris Bangle. A carroceria apresentava elementos como capô avançado sobre os para-lamas, maçanetas embutidas nas colunas centrais, lanternas traseiras circulares duplas e faróis sob lentes em formato de bolha. Um vinco sobre as rodas traseiras, em forma de “Z”, reforçava a sensação de movimento mesmo com o veículo parado.
Internamente, o Coupé trazia assinatura do estúdio Pininfarina, responsável pelo desenho do habitáculo. Um dos destaques era a faixa pintada na cor da carroceria que atravessava o painel, reforçando o caráter esportivo do modelo. “Para criar a tampa de gasolina fomos juntos, no carro dele, até uma oficina de motocicletas. Ele pegou referências e se inspirou para desenvolver a charmosa tampa de combustível do Coupé. Na época, ele era meu chefe”, recorda Fassbender.
Fiat Coupé completa 30 anos e reforça legado de inovação da marca
 
A Fiat, ao longo de sua trajetória, introduziu modelos que romperam padrões e criaram segmentos. O Coupé se insere nesse histórico, ao lado de veículos como o Fiat 147, Uno, Tempra, Toro, Fastback e Pulse. “O Fiat Coupé tinha um design muito marcante e tão à frente de seu tempo, que até hoje é lembrado. Em uma década dominada por linhas suaves e previsíveis, ele surgiu com formas angulares, criando uma personalidade própria”, afirma Fassbender.
Com o marco de 30 anos, o Fiat Coupé se aproxima do reconhecimento como veículo de coleção, mantendo relevância entre entusiastas e reforçando o papel da Fiat como agente de transformação no setor automotivo.
 

 
									 
																	 
									 
																	 
									 
																	 
									 
																	 
									 
																	 
									