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O adeus ao Touareg que rebocou um Boeing e cruzou continentes

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A Volkswagen anunciou o encerramento da produção do modelo Touareg com motor a combustão para março de 2026. Para marcar o fim de uma trajetória iniciada em 2002, a montadora alemã lançou a série especial “Touareg FINAL EDITION”, disponível para encomenda até o último mês de produção, com preços a partir de 75.025 euros. O SUV de luxo foi comercializado no Brasil entre 2004 e 2019.

Série especial FINAL EDITION marca o encerramento da produção do SUV com motor a combustão

A edição final traz elementos exclusivos de design, como a inscrição “FINAL EDITION” gravada a laser nas molduras das janelas traseiras e em relevo na alavanca de câmbio. A iluminação ambiente multicolorida é padrão nas versões Elegance e superiores, com o logotipo também presente no painel e nas soleiras iluminadas. O lançamento ocorre na Europa, principal mercado do modelo, que já soma mais de 1,2 milhão de unidades vendidas em 39 países.

O Touareg foi o primeiro utilitário esportivo da Volkswagen, lançado em 2002 junto ao sedã Phaeton, marcando a entrada da marca no segmento premium. A primeira geração, produzida até 2009, destacou-se por inovações como estabilização eletromecânica e suspensão pneumática CDC com seis níveis. O modelo V10 TDI, topo de linha, atingia 100 km/h em 7,8 segundos com torque de 750 Nm.

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Em 2010, a segunda geração trouxe aumento nas dimensões e a estreia do primeiro híbrido da Volkswagen, o Touareg 3.0 V6 TSI Hybrid. Combinando motor a combustão e elétrico, o SUV entregava 380 cv e consumo médio de 8,2 litros por 100 km. Foram vendidos mais de 483 mil unidades até 2018.

A terceira geração, lançada em 2018, incorporou carroceria em aço e alumínio, cockpit digital e sistemas de assistência à condução. O modelo R Hybrid, lançado em 2020, tornou-se o mais potente da linha, com 462 cv e torque de 700 Nm. Desde então, mais de 265 mil unidades foram comercializadas.

O adeus ao Touareg que rebocou um Boeing e cruzou continentes

Além da produção convencional, o Touareg protagonizou feitos notáveis. Em 2006, um V10 TDI rebocou um Boeing 747 de 155 toneladas em uma pista de aeroporto. Em 2011, percorreu a rota Panamericana de 22.750 km entre Argentina e Alasca em 11 dias, 17 horas e 22 minutos, batendo o recorde anterior.

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No automobilismo, o Race Touareg venceu o Rally Dakar em 2009, 2010 e 2011. Já o Touareg Stanley, veículo autônomo desenvolvido em parceria com centros de pesquisa, venceu o Grand Challenge da DARPA em 2005, completando 212 km no deserto de Nevada sem intervenção humana.

Com o fim da produção do modelo a combustão, a Volkswagen encerra um ciclo de mais de duas décadas de desenvolvimento tecnológico e presença global no segmento de SUVs de luxo.

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