Notícias
Produção do Boreal começa no Brasil como marco industrial da Renault

A produção do Boreal teve início no Complexo Ayrton Senna, localizado na região metropolitana de Curitiba. O SUV do segmento C, revelado mundialmente em julho passado em São Paulo, é o primeiro modelo da Renault a ser fabricado na planta paranaense com destino a 17 países da América Latina. O lançamento no mercado brasileiro está previsto para 2025, seguido por outros países da região, além da Turquia e demais mercados internacionais a partir de 2026.
Complexo Ayrton Senna é o primeiro do mundo a produzir o novo modelo da Renault
“O Boreal é o SUV high-tech da Renault e a tecnologia não está somente no veículo. Para desenvolver e industrializar o Boreal no Brasil nós investimos R$ 2 bilhões no país, como parte do ciclo de 5,1 bilhões de reais de 2021 a 2025”, afirmou Ariel Montenegro, presidente e diretor-geral da Renault do Brasil.
A fabricação do Boreal representa um dos pilares do Renault Brand International Game Plan 2024-2027, plano estratégico da montadora para ampliar sua presença global. O modelo sucede os lançamentos de Kardian, Duster e Grand Koleos, reforçando a atuação da marca no segmento de SUVs. O Complexo Ayrton Senna foi escolhido como centro de produção por reunir condições industriais avançadas e certificações internacionais.
Reconhecida pelo Fórum Econômico Mundial como “Advanced 4th Industrial Revolution Lighthouse”, a planta da Renault é a única da América Latina com esse título. O reconhecimento se deve à aplicação de tecnologias como inteligência artificial, gêmeo digital, impressão 3D, AGVs (veículos guiados automaticamente) e sistemas conectados em toda a linha de produção. “No Complexo Ayrton Senna aplicamos as mais avançadas tecnologias no processo industrial”, declarou Mendi Ammad, vice-presidente industrial da Renault para a América Latina.
Além da inovação em processos, a fábrica também se destaca por práticas ambientais. Desde 2016, o complexo opera com política de Aterro Zero e mantém 40% de sua área coberta por mata atlântica preservada. Toda a energia elétrica utilizada é de origem fotovoltaica, sendo a Renault a primeira fabricante da região a atingir esse nível de autossuficiência energética.
Produção do Boreal começa no Brasil como marco industrial da Renault
“O início da produção do Boreal é mais um importante passo na estratégia internacional da Renault. O Brasil é o primeiro país a produzir o Boreal, um veículo totalmente novo e altamente tecnológico. Isso é muito gratificante para nossas equipes no Brasil”, finalizou Thierry Charvet, vice-presidente Indústria, Qualidade e Supply Chain do Renault Group.