FPT
Connect with us

Pesados

Volvo FH 2026 estreia com I-Torque e novas tecnologias

Published

on

A Volvo Caminhões apresenta a linha FH 2026 com a introdução do I-Torque, tecnologia que utiliza inteligência artificial para entregar torque de forma otimizada durante toda a viagem. O sistema atua em tempo real, ajustando a força do motor conforme a topografia, peso da carga e velocidade, com o objetivo de melhorar o desempenho e reduzir o consumo de combustível.

Tecnologia de torque inteligente promete ganhos operacionais e redução de consumo

“Com o refinamento da IA a performance de nossos caminhões vai ficando cada vez mais aprimorada. Na linha 2026, nossa engenharia conseguiu extrair ainda mais força dos veículos em momentos críticos, como em subidas e ultrapassagens. Mas, mesmo assim, reduzimos o consumo de combustível”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões.

A tecnologia I-Torque é uma evolução da Aceleração Inteligente e está disponível nos motores de 420, 460, 500 e 540 cv. O sistema monitora variáveis como posição do pedal do acelerador, inclinação da estrada, carga transportada e velocidade, ajustando o torque para manter a marcha ideal e garantir uma condução eficiente. “A IA monitora posição do pedal do acelerador, topografia da estrada, peso transportado e velocidade do veículo. Com estas informações, mantemos o torque em níveis ideais, promovendo uma condução econômica e um transporte mais eficiente”, assegura Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo.

Advertisement

A atuação do I-Torque é automática e independe da experiência do condutor. Em trechos de subida, por exemplo, o sistema entrega força máxima para manter a velocidade e evitar redução de marcha. “Numa subida, por exemplo, essa novidade traz força máxima para manter a velocidade, segurar marcha alta e vencer o trecho o mais rápido possível. E tudo acontece automaticamente, sem o motorista ter que apertar alguma tecla ou monitorar o painel. É simples. Basta acelerar buscando a velocidade desejada”, garante Júlio Lodetti, engenheiro de vendas da Volvo.

A Volvo estima que o I-Torque pode reduzir em até 3% o consumo de combustível, especialmente em operações com composições maiores e rotas com relevo acentuado. “Na última década, reduzimos o consumo em mais de 15%, dependendo do tipo de operação e configuração de veículo. O I-Torque é mais um passo nessa direção, equilibrando a forma de condução sempre para o nível dos melhores motoristas”, afirma Valério.

Volvo FH 2026 estreia com I-Torque e novas tecnologias

Além do I-Torque, a linha FH 2026 apresenta mudanças na ergonomia da cabine. Os comandos na coluna de direção foram simplificados, concentrando funções em apenas duas alavancas. A transmissão I-Shift também recebeu polimento nas engrenagens, o que contribui para maior suavidade e durabilidade.

Advertisement

O sistema I-See, que define as melhores marchas com base em dados de conectividade, foi aprimorado. A tolerância para manter marchas aumentou em 10 km/h, o que pode gerar ganhos adicionais de economia.

Com os novos recursos, a Volvo espera manter a liderança do FH no mercado brasileiro, onde é o caminhão pesado mais vendido há sete anos. “O FH é um símbolo de alta produtividade, robustez e segurança nas mais variadas operações de transporte. Com o I-Torque, a inteligência artificial traz mais uma evolução e o FH segue como referência em tecnologia de vanguarda, sempre à frente do seu tempo”, finaliza Cavalcanti.Volvo FH, I-Torque, caminhões pesados, economia de combustível, inteligência artificial, transporte rodoviário, tecnologia automotiva, ergonomia veicular, I-Shift, I-See

Advertisement
Advertisement