A Ford anunciou a ampliação do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí, no interior de São Paulo, como parte do novo ciclo de investimentos da montadora na engenharia brasileira. A unidade será responsável por desenvolver o motor flex da Ranger Híbrida Plug-in, prevista para ser produzida na América do Sul a partir de 2027.
Unidade no interior paulista será responsável pelo desenvolvimento do motor flex da nova picape híbrida

“O desenvolvimento do motor flex da Ranger Híbrida Plug-in é mais um projeto importante confiado ao time de engenharia da Ford na América do Sul. Uma etapa importante desse trabalho está sendo realizada no nosso Centro de Testes de Tatuí, que agora está ainda mais moderno e eficiente com novas instalações”, afirmou André Oliveira, diretor de Programas Veiculares da Ford América do Sul. A picape será a primeira versão eletrificada da linha média da marca na região, com foco em oferecer diferentes opções de propulsão ao consumidor.
O Centro de Tatuí, que há mais de quatro décadas atua em testes veiculares, passa a contar com dois novos prédios. O primeiro é o Ford Academy, com 800 metros quadrados e capacidade para 150 pessoas, voltado à capacitação técnica e disseminação de conhecimento sobre produtos e tecnologias da marca. O segundo é o Centro de Diagnóstico Avançado de Engenharia, com 350 metros quadrados, que permitirá a análise e o compartilhamento em tempo real de dados obtidos na pista de testes com outras unidades da Ford no mundo.
Com 4,66 milhões de metros quadrados, o complexo de Tatuí dispõe de 60 km de pistas, laboratórios especializados e capacidade para mais de 440 tipos de testes. A estrutura é utilizada para ensaios de durabilidade, desempenho, segurança e emissões, seguindo normas nacionais e internacionais.
“Dentro do cenário altamente competitivo e de transformação da indústria automotiva, esse ganho de eficiência é transformador: acelera nosso ciclo de desenvolvimento e eleva a qualidade para continuarmos inovando e entregando um portfólio de veículos moderno, conectado e empolgante para os nossos clientes”, destacou Oliveira.
Ford amplia Centro de Tatuí para desenvolver motor da Ranger Híbrida
Segundo o executivo, a modernização de Tatuí representa o início de uma nova fase para a engenharia da Ford no Brasil. “Hoje, nosso time da América do Sul é responsável por três das oito famílias de motores da Ford no mundo e Tatuí tem uma participação relevante nesses projetos”, concluiu.