A Renault Geely do Brasil confirmou um investimento de R$ 3,8 bilhões no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), com foco na produção de veículos com tecnologia de zero e baixas emissões. A nova empresa nasce da parceria entre Renault Group, Geely Holding Group e Geely Automobile Holding, com o objetivo de ampliar a presença das marcas no mercado brasileiro e acelerar a transição para a mobilidade sustentável.

Complexo Ayrton Senna será o centro das operações da nova empresa no Brasil

“Hoje celebramos a próxima era da parceria entre o Geely Holding Group e o Renault Group no Brasil. Esta não é apenas uma joint venture tradicional – é uma cooperação estratégica focada em um mercado de alto potencial”, afirmou Fabrice Cambolive, Chief Growth Officer do Renault Group e CEO da marca Renault.

O plano de investimentos contempla três frentes principais. A primeira é a produção de uma nova plataforma Geely (GEA), com tecnologia de zero e baixas emissões, que dará origem a dois modelos a serem lançados no segundo semestre de 2026. A segunda é a renovação de um produto Renault, também com lançamento previsto para o mesmo período. Por fim, está prevista a produção de uma nova plataforma com tecnologia de zero emissões, que resultará em um novo modelo Renault em 2027.

A nova empresa surge após a Geely assumir 26,4% da participação na Renault do Brasil, consolidando uma aliança que já possui histórico de colaboração em outros mercados, como a joint venture na Coreia do Sul e a Horse, fornecedora global de soluções em motores a combustão interna e híbridos.

Segundo Victor Yang, vice-presidente sênior do Geely Holding Group, “acreditamos que esse novo tipo de parceria trará nova vitalidade à indústria automotiva brasileira, ao ecossistema de emissão zero e baixa emissão e ao desenvolvimento econômico regional, tornando-se um modelo para a indústria automotiva global em sua caminhada rumo a um futuro verde e inteligente”.

Renault Geely do Brasil investe R$ 3,8 bilhões em novas plataformas e modelos

A Renault Geely do Brasil pretende utilizar a sinergia entre as duas companhias para acelerar o desenvolvimento de produtos e ampliar sua competitividade no país. A estratégia inclui o uso de plataformas eletrificadas, redes comerciais consolidadas e expertise industrial para atender à crescente demanda por veículos com menor impacto ambiental.

“Renault e Geely acreditam no Brasil e estamos fazendo uma parceria de longo prazo e inédita, investindo para trazer desenvolvimento econômico e social para o país, com soluções inovadoras de mobilidade e contribuindo para a competitividade da indústria automotiva brasileira”, declarou Ariel Montenegro, presidente e diretor geral da Renault Geely do Brasil.

A expectativa é que a nova estrutura fortaleça a presença das marcas no Brasil e posicione a Renault Geely do Brasil como um agente relevante na transformação do setor automotivo nacional.