A Stellantis atingiu um marco industrial relevante na América do Sul: a produção de 1 milhão de motores da família GSE Turbo no Polo Automotivo de Betim, em Minas Gerais. O número representa um avanço na estratégia da companhia voltada à eficiência energética e à ampliação de tecnologias sustentáveis na região.
Investimentos bilionários reforçam papel estratégico da Stellantis na América do Sul

“Alcançar este importante marco de produção reforça nossa inspiração para seguir avançando em uma jornada guiada pela inovação, pela engenharia nacional de ponta, pelo alto índice de localização e pelo forte desenvolvimento regional”, afirma Herlander Zola, Presidente da Stellantis para a América do Sul. Os motores GSE Turbo começaram a ser fabricados em 2021 e são projetados no Brasil, com foco em desempenho e redução de emissões.
O Polo de Betim, que abriga o maior centro de produção de powertrains da América Latina, passou por uma ampliação em 2024 e agora possui capacidade para produzir até 1,1 milhão de motores por ano. Além da família GSE Turbo, a unidade também fabrica os motores Firefly, que compõem o portfólio de propulsores de alta eficiência da empresa.
Parte dos motores produzidos em Betim está integrada à tecnologia Bio-Hybrid, presente nos modelos Fiat Pulse, Fiat Fastback, Peugeot 208 e Peugeot 2008. Esses veículos representam os primeiros híbrido-flex desenvolvidos e fabricados na América do Sul, reforçando o papel da Stellantis na transição energética do setor automotivo regional.
“Temos um imenso orgulho desta conquista, que é reflexo direto da paixão, dedicação e enorme competência da nossa equipe”, comenta Glauber Fullana, Vice-presidente Sênior de Manufatura da Stellantis para a América do Sul. Segundo ele, os motores GSE Turbo refletem os avanços em produtividade e qualidade obtidos pela companhia nos últimos anos.
Stellantis alcança marca de 1 milhão de motores GSE Turbo produzidos em Betim

Prestes a completar 50 anos, o Polo Automotivo de Betim acumula mais de 18 milhões de veículos produzidos desde sua fundação. A fábrica possui autonomia tecnológica para todas as etapas de desenvolvimento de veículos e abriga o Tech Center Stellantis, que reúne mais de 4 mil profissionais entre engenheiros, designers e técnicos.
O complexo industrial conta com 60 laboratórios e o TechMobility, centro dedicado ao desenvolvimento de tecnologias de eletrificação de baixa, média e alta voltagem. Esses recursos posicionam Betim como referência em inovação e engenharia automotiva no Brasil.
Nos próximos anos, a Stellantis prevê investir mais de R$ 14 bilhões no Polo de Betim, como parte do ciclo de R$ 32 bilhões destinados à América do Sul. O aporte é considerado o maior da história do setor automotivo sul-americano e tem como objetivo acelerar a descarbonização da mobilidade e fomentar novas oportunidades de negócios na região.






