Home Pesados Traton Group inaugura corredor de emissão zero no Brasil

Traton Group inaugura corredor de emissão zero no Brasil

0

A inauguração do primeiro corredor de transporte rodoviário com emissão zero no Brasil marca uma nova etapa na mobilidade de cargas entre Rio de Janeiro e São Paulo. O projeto e-Dutra, apresentado durante a COP30 em Belém, é resultado da coalizão entre o Traton Group, Volkswagen Truck & Bus, empresas de logística, fornecedores de infraestrutura e o governo brasileiro.

Projeto e-Dutra inicia operação com caminhões elétricos entre Rio de Janeiro e São Paulo

“Eletrificação é o futuro do transporte”, afirmou Andreas Follér, Chief Sustainability Officer do Traton Group. “Mas precisamos ser realistas: o caminho pela frente é longo. É por isso que o e-Dutra importa. Não estamos na COP30 em Belém com promessas – estamos com progresso. O e-Dutra não é apenas um projeto; ele prova que a transformação é possível quando trabalhamos juntos.” A iniciativa integra o programa Global Green Road Corridors e propõe a descarbonização do transporte de cargas pesadas entre as duas maiores cidades do país.

A proposta do e-Dutra é reduzir os riscos de investimento em infraestrutura de recarga por meio da agregação de demanda e alinhamento entre os participantes. A meta é acelerar a adoção de caminhões elétricos e viabilizar a operação em larga escala. O projeto já conta com a participação ativa de empresas como DHL Supply Chain, Amazon e Scania, que iniciaram rotas elétricas na região.

A primeira viagem com caminhão elétrico foi realizada pela Volkswagen Truck & Bus em parceria com a LOTS Group, utilizando a infraestrutura existente. Esses testes iniciais têm contribuído para o mapeamento das necessidades logísticas e para o ajuste técnico dos veículos em operação.

“Estamos comprometidos com o desenvolvimento de soluções de transporte sustentáveis para todos. É por isso que nos juntamos à coalizão como iniciadores: para apoiar a construção de uma mobilidade mais inteligente para a próxima geração. E nossa parceria com diferentes partes interessadas certamente aproveita o poder coletivo que fará a diferença”, declarou Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Truck & Bus.

Traton Group inaugura corredor de emissão zero no Brasil

A coalizão e-Dutra representa uma das maiores articulações do setor privado para a redução de emissões no transporte rodoviário brasileiro. A iniciativa também reforça o papel do Brasil em acordos internacionais voltados à ação climática, com foco na mobilidade sustentável.

A expectativa é que o corredor e-Dutra sirva como modelo para outras rotas no país e contribua para a consolidação de políticas públicas voltadas à eletrificação do transporte de cargas. A articulação entre empresas e governo é apontada como fator decisivo para o avanço da infraestrutura e para a viabilidade econômica da transição energética no setor.

Sair da versão mobile