Um Aston Martin DB5 de 1965, comprado por apenas 900 libras em 1972, retorna à garagem de seu proprietário após uma restauração completa realizada pela Aston Martin Works, em Newport Pagnell. O veículo, que hoje pode alcançar valor estimado de até 1 milhão de libras, pertence ao soldador galês John Williams, que o mantém há mais de meio século.

Modelo raro de 1965 volta à estrada com valor milionário

Paul Spires, presidente da Aston Martin Works, declarou: “Esta é realmente uma história encantadora. Estamos muito felizes que o Sr. e a Sra. Williams tenham trazido o carro de volta ao local onde foi construído para que pudéssemos restaurá-lo. Embora estivesse em condições extremamente precárias quando chegou, sempre apreciamos um desafio e eu sabia que tínhamos as habilidades, a dedicação e a experiência necessárias para devolvê-lo a uma condição melhor do que quando era novo”.

Williams adquiriu o DB5 quando tinha 19 anos, após economizar durante mais de um ano e trabalhar horas extras para juntar o valor necessário. Em setembro de 1973, viajou de trem do norte do País de Gales até Londres para ver o modelo anunciado na revista Motorsport. O carro, equipado com motor Vantage, carburadores Weber, rodas raiadas e vidros elétricos Sundym, foi utilizado como veículo cotidiano por quatro anos, até ser guardado em 1977, quando o proprietário se mudou para o Oriente Médio.

O casal Williams manteve o carro guardado por décadas, resistindo a ofertas de compra. Sue Williams relembra: “As crianças dos vizinhos costumavam vir brincar e brincavam em cima dela. Pulavam no capô. Uma delas se equilibrou no cano de escape e o quebrou!”. John acrescenta: “Com o passar do tempo, meu objetivo passou a ser restaurá-lo e poder dirigi-lo novamente. Trabalhei duro para comprá-lo e trabalhamos duro para consertá-lo”.

A restauração teve início no final de 2022 e consumiu mais de 2.500 horas de trabalho das equipes de Funilaria, Pintura, Acabamento e Patrimônio Histórico da Aston Martin Works, além do suporte do Departamento de Peças. O processo incluiu a reconstrução da estrutura Superleggera e a moldagem manual dos painéis de alumínio. Sue Williams, ao acompanhar o trabalho em 2023, comentou: “Uau! Ela está incrível, não é? Você fez um trabalho enorme!”. John completou: “Agora parece um Aston Martin. É ótimo ver que todos os métodos antigos de construção de um carro foram transmitidos e que os mais jovens aqui estão mantendo a tradição”.

Aston Martin DB5 retorna após restauração histórica

O DB5 dos Williams possui características raras: volante à direita, motor Vantage e pintura Silver Birch. Entre os 1.022 exemplares produzidos entre 1963 e 1965, apenas 39 foram fabricados com essa combinação. O histórico inclui ainda um proprietário original em St. George’s Hill, comunidade que abrigava celebridades como John Lennon e Ringo Starr.

Ao receber o carro restaurado, John Williams afirmou: “Bem, demorou muito, levou muito tempo para ficar pronto, mas valeu cada centavo. Já faz quase 50 anos que não dirijo este carro, mas a experiência é fenomenal. Minha menina está de volta e funcionando”.

Spires concluiu: “Neste ano do 70º aniversário da presença da Aston Martin aqui em Newport Pagnell, é inspirador ver a dedicação e o orgulho de proprietários como a família Williams. Sei que foi emocionante ver restaurado tão meticulosamente o carro que eles possuem há mais de meio século”.