A NeoCharge encerra 2025 com crescimento de 70% e amplia sua atuação no setor de mobilidade elétrica em um período marcado pela expansão da infraestrutura de recarga no país. O avanço do mercado, impulsionado pelo aumento da frota eletrificada e pela consolidação de novos projetos corporativos, reforça o posicionamento da empresa rumo aos 10 anos de operação.

Empresa consolida novos projetos, amplia portfólio e avança em parcerias corporativas

“Este ano marcou uma virada para a NeoCharge, com a chegada de novos equipamentos, a expansão do portfólio e a consolidação de parcerias que ampliaram nossa presença no mercado”, afirma Ayrton Barros, Diretor Geral da NeoCharge. O executivo destaca que iniciativas como o NeoCharge Partners integram a estratégia de estruturar um ecossistema de recarga voltado a empresas, condomínios e demais agentes da cadeia. “Miramos um 2026 em que estaremos mais preparados, competitivos e alinhados ao ritmo acelerado de crescimento do setor”, completa.

O desempenho da empresa ocorre em um cenário nacional de expansão da mobilidade elétrica, que registrou aumento da infraestrutura de recarga, evolução regulatória e instalação de novas fábricas de montadoras no país. Com mais de 480 mil veículos elétricos em circulação, o mercado brasileiro mantém trajetória de crescimento e demanda por soluções de abastecimento.

Entre os marcos de 2025 está o contrato firmado com a AXIA Energia, que prevê a instalação de carregadores de alta potência para atender a frota da companhia em escritórios e subestações distribuídos pelo território nacional. A NeoCharge será responsável pelo fornecimento dos equipamentos, instalação, monitoramento em tempo real, suporte remoto e gestão de consumo. Para Barros, a iniciativa reforça o compromisso da empresa com a ampliação da infraestrutura. “Grandes frotas corporativas puxando investimentos em infraestrutura são parte essencial para o avanço da mobilidade elétrica no Brasil. Agora damos um grande passo nessa direção, parte de um projeto que vai fornecer recarga rápida para a frota de elétricos da empresa em todo o país”, afirma.

Outro eixo de crescimento foi o NeoCharge Partners, programa que transforma estações de recarga em fonte recorrente de receita para comércios. O modelo se apoia em dados que indicam que 80% dos usuários de veículos elétricos realizam compras enquanto carregam seus veículos, o que amplia o fluxo de consumo e cria novas oportunidades de faturamento. A cobrança pela recarga, com gasto médio de R$ 50 por sessão, também contribui para o retorno financeiro dos estabelecimentos.

NeoCharge cresce 70% em 2025 e amplia presença na mobilidade elétrica

“Queremos ser a principal parceira de empreendedores que desejam agregar valor ao seu ponto comercial”, explica Barros. “Nosso objetivo não é apenas vender carregadores, mas gerar vantagem competitiva para quem aposta na experiência de recarga como parte do serviço”, acrescenta. O programa inclui estudo técnico, fornecimento de equipamentos, instalação, operação, manutenção, software gratuito e possibilidade de financiamento. A empresa também disponibiliza uma calculadora que estima o lucro mensal com base no volume de recargas e no preço por kWh.

O avanço do setor em 2025 também foi impulsionado pelo aumento do número de carregadores rápidos públicos, que triplicou no período. Segundo Barros, houve crescimento no mercado de carregadores Wallbox, portáteis, cabos V2L e quadros de proteção, com destaque para os carregadores rápidos DC. “Os carregadores rápidos correspondem a 50% do faturamento da empresa por serem mais procurados pela qualidade e potência. Os players estão atraindo mais capital tendo uma percepção menor de risco, com uma maior quantidade de investimento”, finaliza.