A dupla da Mercedes liderou o último dia de testes de pré-temporada em Sakhir, encerrando a primeira bateria de atividades no Bahrein com os melhores tempos registrados ao longo dos três dias. Kimi Antonelli marcou 1min33s669, seguido por George Russell, 0s249 atrás. Lewis Hamilton, da Ferrari, completou a sessão com 1min34s209, todos utilizando o composto C3.
Pirelli avalia comportamento dos compostos e projeta próximos testes

“Estes três primeiros dias de testes no Bahrein foram úteis para confirmar, após a semana de shakedown em Barcelona, que os resultados obtidos durante os testes de desenvolvimento do ano passado com carros-mula são suficientemente representativos”, afirmou Mario Isola, Diretor de Motorsport da Pirelli. O executivo destacou que os compostos apresentaram comportamento alinhado às expectativas e que o retorno dos pilotos tem sido positivo.
Ao longo das 24 horas totais de pista, Antonelli e Russell foram os únicos a registrar voltas abaixo de 1min34s. Oscar Piastri, da McLaren, terminou o dia em quarto e estabeleceu as melhores marcas com os compostos C1 e C2, registrando 1min36s899 e 1min36s234, respectivamente. As melhores voltas gerais desses compostos, porém, seguem pertencendo a Lando Norris, no C2, e Max Verstappen, no C1.
A sessão final manteve o foco em simulações de corrida. Piastri completou 24 voltas com o C1 e 22 com o C2. As sequências mais longas com o C3 foram realizadas pelos dois pilotos da Mercedes, com 18 voltas cada. As equipes utilizaram majoritariamente o composto mais macio disponível: o C3 completou 687 voltas (48%), seguido pelo C2 com 431 voltas (30%) e pelo C1 com 306 voltas (21%).
Isola também comentou a adaptação dos pilotos ao sistema de entrega de potência. Segundo ele, a formação de flat spots indica mudanças na abordagem de entrada de curva, enquanto a saída, com entrega elétrica, tende a provocar escorregamento do eixo traseiro e aumento de temperatura superficial dos pneus.
Mercedes encerra testes da F1 no Bahrein com liderança no último dia

As temperaturas estiveram mais altas do que nos dias anteriores, com a pista variando entre 27°C e 44°C e o ar entre 27°C e 33°C. Cinco pilotos não participaram da sessão final: Lando Norris, Pierre Gasly, Fernando Alonso, Charles Leclerc e Arvin Lindblad.
Nos três dias, os carros percorreram 20.673 quilômetros, sendo 51% dessa distância com o C3. Em relação aos jogos utilizados, o C3 somou 144 jogos, contra 79 do C2 e 42 do C1.
As equipes retornam à pista na próxima quarta-feira, novamente no Bahrein, para a segunda semana de testes, desta vez com acesso à gama completa de compostos da Pirelli, do C1 ao C5.






