Home Esportes Ford Racing conclui desenvolvimento do Mustang GT3 para novo ciclo do WEC

Ford Racing conclui desenvolvimento do Mustang GT3 para novo ciclo do WEC

0

A Ford apresentou as atualizações do Mustang GT3 para a temporada 2026, que terá início nas 24 Horas de Daytona, em 25 de janeiro. O modelo passa a contar com um conjunto de aprimoramentos desenvolvidos para ampliar sua capacidade de atuação em diferentes pistas e categorias, incluindo mudanças na aerodinâmica, na cinemática e no sistema de frenagem. As modificações fazem parte do programa contínuo da Ford Racing para evolução do carro de competição.

Modelo passa por revisões técnicas antes da estreia nas 24 Horas de Daytona

“Aproveitamos o aprendizado de todos os programas do Mustang GT3 nos últimos dois anos no mundo para aprimorar a plataforma em colaboração com nossos parceiros e entregar um carro ainda mais competitivo”, afirma Alex Allmandinger, gerente global de Carros Esportivos da Ford Racing. Segundo ele, o desenvolvimento respeita a trajetória do Mustang nas pistas: “Não se trata de uma reformulação total do carro, porque respeitamos o rico legado de mais de 60 anos do Mustang nas pistas.”

As mudanças aerodinâmicas foram projetadas para ampliar a força descendente e otimizar o fluxo de ar em diferentes condições. O pacote inclui novos “dive planes”, além de revisões no “splitter” e no difusor traseiro. A proposta é estabelecer uma plataforma mais estável e consistente, capaz de manter o desempenho mesmo com variações de altura de rodagem. Allmandinger destaca que o processo envolveu testes em diversos autódromos: “Este pacote vem sendo desenvolvido desde 2023, com incontáveis horas em túnel de vento e testes em pistas de todo o mundo – do Circuito de Portimão e Laguna Seca a Watkins Glen International. Assim, é com muito orgulho que faremos a estreia competitiva desse Mustang GT3 em Daytona.”

A Ford Racing também revisou a cinemática do Mustang GT3, com ajustes na dianteira e na traseira. A experiência acumulada em diferentes campeonatos permitiu aprofundar a análise sobre o comportamento do carro e a interação com compostos de pneus variados. “Criamos uma plataforma mais estável e ajustamos características como o antimergulho e o ganho de cambagem para que o carro não apenas tire o máximo proveito do pneu, mas também do novo pacote aerodinâmico”, explica Allmandinger.

O sistema de frenagem recebeu atenção específica, com a Brembo mantendo sua participação como fornecedora. A empresa também equipa outros modelos de competição da Ford. “Ao longo dos nossos testes, a Brembo demonstrou consistentemente a durabilidade e desempenho que exigimos. Em corridas de resistência a confiabilidade dos componentes é inegociável – especialmente quando competimos em circuitos como Le Mans e Spa e defendemos nossas vitórias em Daytona e Nürburgring”, afirma o executivo.

Ford Racing conclui desenvolvimento do Mustang GT3 para novo ciclo do WEC

O ciclo de desenvolvimento foi concluído com testes em Sebring e Daytona. Allmandinger avalia que o histórico recente contribuiu para a evolução do projeto. A temporada de estreia em 2024 serviu como base para os resultados de 2025, quando o Mustang GT3 alcançou vitórias em provas relevantes. “Alcançar 14 vitórias globais é resultado direto do trabalho árduo, dedicado e incansável de todos os envolvidos – da Multimatic Motorsports, M-Sport e engenheiros da Ford Racing às equipes parceiras que competem com o Mustang GT3 ao redor do mundo. Provamos a capacidade do Mustang GT3 e este sucesso nos motiva a levar a plataforma ainda mais longe”, conclui.

O público brasileiro poderá acompanhar o novo Mustang GT3 nas 6 Horas de Interlagos, em São Paulo, em julho, logo após a etapa de Le Mans, dentro do calendário do WEC.

Sair da versão mobile