Connect with us

Alpha Notícias: BASF já produziu mais de 13 milhões de catalisadores no Brasil

Published

on

Peças contribuíram para que veículos deixassem de lançar no ar mais de 35 milhões de toneladas de poluentes

Texto: Assessoria de Imprensa 
Considerado o dispositivo mais importante já inventado no combate à poluição, o catalisador é um componente fundamental nos motores dos veículos em todo o mundo. Sem eles, a qualidade do ar nas cidades seria muito pior do que é hoje.
Em 1975, a BASF foi pioneira no desenvolvimento dos primeiros conversores catalíticos e, um ano mais tarde, apresentou uma inovação importante: o moderno catalisador de “três vias”, capaz de reduzir mais de 90% dos hidrocarbonetos (HC), monóxido de carbono (CO) e óxidos de nitrogênio (NOx) produzidos pelos motores a combustão. Com a função de transformar os gases tóxicos expelidos após a queima do combustível em compostos não prejudiciais, o dispositivo passou a ser obrigatório em veículos a gasolina, flex fuel e diesel em 1992. 

Dentro do catalisador, existe uma estrutura de cerâmica (ou de metal) composta de milhares de pequenos canais que lembram uma colmeia de abelhas, por onde os gases passam e sofrem as reações químicas, que são quimicamente imutáveis ao final das reações. Os gases ao passarem dentro do catalisador entram em contato com metais nobres, como plátina, paládio e ródio A peça conta com banho catalítico composto de metais preciosos e terras raras, que proporcionam atividade catalítica.
A BASF já ultrapassou a marca de 13 milhões de catalisadores produzidos no Brasil. As peças contribuíram para que carros, motos e caminhões deixassem de lançar no ar mais de 35 milhões de toneladas de poluentes.