Alpha Notícias: Vai começar a “Volvo Ocean Race”
Competição global de barcos a vela, que passa pelo Brasil em 2015, tem largada na Espanha
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
A 12ª edição da Volvo Ocean Race começa este mês. Sete barcos partirão de Alicante, Espanha, no próximo dia 11, e vão visitar 11 portos em 5 continentes, até a parada final em Gotemburgo, na Suécia, em junho de 2015. Para atingir a meta, eles vão percorrer 38.739 milhas náuticas ao redor o mundo em um grande desafio humano.
Para a Volvo Cars, a Volvo Ocean Race 2014-15 é um elo natural para a estratégia global da marca, o “Designed Around You”. A abordagem humana focada em projetar veículos com segurança e tecnologia, juntamente com os esforços para reduzir o impacto ambiental, é evidente tanto na corrida, como no desenvolvimento da Volvo Cars.
“Na Volvo Cars, tudo o que fazemos começa com as pessoas: de nosso compromisso com a segurança até a inovação. Por meio da Volvo Ocean Race temos uma excelente oportunidade de nos conectar e construir relações com pessoas ao redor do mundo. A corrida em si também é um esforço humano extraordinário, que exige paixão, foco, dedicação, trabalho em equipe – as mesmas emoções e traços que se refletem no design de nossos veículos”, disse Håkan Samuelsson, presidente da Volvo Cars.
Barcos novos
Os novos iates de corrida para esta edição reforçam o foco no ser humano. O Volvo Ocean 65 é robusto, de alto desempenho, qualidade e resistência. A frota de sete barcos Volvo Ocean 65 foram construídos da mesma forma, em processos rigidamente controlados. Como resultado, eles dão ênfase à habilidade, à estratégia e ao trabalho em equipe das tripulações.
Oportunidade de negócio
A Volvo Ocean Race oferece oportunidades de negócios significativas para a Volvo Cars. Um pavilhão localizado em cada porto, o Race Village, é compartilhado por todas as empresas Volvo e oferece aos convidados uma visão geral sobre a marca e seus produtos. O destaque durante a corrida 2014-15 será o novo Volvo XC90. O utilitário esportivo premium estará em exposição nos pavilhões durante toda a corrida. A tecnologia dos veículos e as características de segurança também serão apresentadas durante a exposição itinerante, incluindo uma demonstração do Assistente de Estacionamento.
A Volvo Ocean Race é uma ferramenta poderosa para construir, melhorar e estimular as relações comerciais. De clientes atuais e futuros, para concessionários, parceiros de vendas e meios de comunicação, as pontes proporcionam um cenário único para interagir com as várias partes interessadas. Um público maior é alcançado por meio de campanhas de marketing específicas, divulgação na mídia e comunicação digital.
Valores fundamentais
Os valores essenciais da Volvo Cars de segurança, qualidade e preservação ambiental são naturalmente demonstrados na Volvo Ocean Race. O novo Volvo Ocean 65 incorpora uma série de inovações que, combinadas, fazem dele um barco que não é apenas rápido na água, mas também capaz de suportar as condições mais difíceis do planeta. Segurança também é uma prioridade, assim como tem sido para a Volvo Cars desde que fabricou seu primeiro carro em 1927.
Exposição global
A Volvo Ocean Race recebe enorme cobertura da mídia ao redor do mundo. Por conta da disputa de velejadores profissionais em máquinas de alta tecnologia por quilômetros de oceano implacável, milhões de fãs vão acompanhar a aventura. Por meio de câmeras a bordo e de sistemas de comunicação sofisticados, cada detalhe pode ser compartilhado na televisão, em computadores ou dispositivos móveis. Centenas de milhares de pessoas também visitarão os pontos de parada da corrida em cada porto, para assistir à ação ao vivo, conhecer mais sobre a marca Volvo Cars e desfrutar das atrações.
Durante a corrida 2011-12, 1,5 bilhão de pessoas viram a disputa pela televisão. As paradas ao redor do mundo receberam 2,9 milhões de visitantes. Milhões de pessoas seguiram a corrida por canais digitais.
40 anos de corridas
Mesmo após 40 anos da primeira corrida, a combinação extraordinária de risco, coragem e resistência humana continua a fascinar os fãs e a atrair novos e veteranos marinheiros.
Sete equipes vão participar da Volvo Ocean Race 2014-15: Team SCA (Suécia), Abu Dhabi Ocean Racing (Emirados Árabes Unidos), Dongfeng Race Team (China), Brunel Team (Holanda), Team Alvimedica (EUA e Turquia), time espanhol (nome oficial da equipe a ser anunciado) e Team Vestas Wind (Dinamarca).
A corrida tem início no próximo dia 4, com a competição In-Port Race, em Alicante, na Espanha. A largada da primeira etapa ocorre no dia 11, quando as equipes partem de Alicante e vão navegar cerca de 6.487 milhas náuticas até a Cidade do Cabo, na África do Sul. A rota continua a leste de Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos; Sanya, China; Auckland, Nova Zelândia; Itajaí, Brasil; Newport, Rhode Island, EUA; Lisboa, Portugal; e Lorient, França, antes de terminar na terra-natal da Volvo em Gotemburgo, na Suécia.