Alpha Notícias: Navistar Mercosul integra programas a custo zero
A companhia promove atividades interdepartamentais
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
A Navistar Mercosul, responsável pelos negócios da MWM INTERNATIONAL MOTORES, INTERNATIONAL CAMINHÕES e NAVISTAR PARTS (Peças de Reposição) nos países relacionados, realizou no mês de Maio a primeira Integração entre o Programa de Desenvolvimento de Novos Talentos, composto pelos estagiários da companhia, e a Escola Formare Navistar Mercosul, projeto social em atividade há quase três décadas na empresa.
O intuito da ação foi proporcionar a troca de experiências entre as duas turmas, que dentro da companhia, desempenham atividades diferenciadas. Os participantes do Programa de Novos Talentos, atuam no ambiente coorporativo, praticando as habilidades até então conhecidas em ambiente acadêmico, enquanto os alunos da Escola Formare, jovens entre 15 e 17 anos, dividem o tempo entre aulas teóricas e práticas ministradas dentro da companhia.
Durante a integração, os estagiários foram convidados a compartilhar suas histórias e experiências, e por mais de uma hora, sozinhos ou em duplas, dividiram suas trajetórias. Embora no início da carreira e média de 24 anos de idade, os participantes da turma de Novos Talentos demonstraram o esforço e a dedicação que tiveram para conquistar a posição.
De acordo com o Gerente de Recursos Humanos, Pedro Funcke, a iniciativa foi enriquecedora para todos os envolvidos: aproximou o grupo de estagiários dos programas sociais da empresa, fomentou a prática do trabalho voluntário e mostrou à gestão ainda mais competências dentre os próprios colaboradores. “Queríamos romper com uma atitude apenas professoral ou diretiva aos alunos do Formare, apostamos na proximidade da idade entre as turmas, só não sabíamos que o resultado seria tão surpreendente”, afirma Pedro.
Tomaz Correia Mendonça, estudante de Relações Internacionais e estagiário administrativo em Peças de Reposição, emocionou a todos durante o encontro, “É importante termos pessoas que nos inspirem, modelos que podemos seguir. Eu tenho os meus pais, que vieram do nordeste, passaram valores e me ensinaram a lutar sem passar por cima de ninguém. Me inspiro, também, em Nelson Mandela. Ele esteve preso por 27 anos, vítima do Apartheid, e apesar de tanta tortura pregou a paz e se tornou presidente. Se ele passou por tudo isso e conseguiu, por que eu também não posso? Vocês também podem muito! Até ser presidente um dia”, concluiu.
Os alunos da escola Formare, que foram preparados para o encontro através das aulas de Comunicação e Relacionamento, puderam ouvir os estagiários através de um descontraído bate-papo, interagiram, fizeram perguntas. Posteriormente descreverem a experiência por meio de redações.
“A lição que fica dos estagiários é não desistir, não pensar em parar, ter o conhecimento de que você terá dificuldades e que só tendo força de vontade e foco, atingiremos nossos objetivos”, descreve David Souza, aluno da Escola Formare Navistar Mercosul.
Além dos Programas de Novos Talentos e a Escola Formare Navistar Mercosul, a Navistar conta ainda com os Programas Nova Carreira, que direciona os colaboradores com idade a partir de 45 anos, em fase de aposentadoria, ou já aposentados à questões relacionadas à qualidade de vida, saúde, finanças e atividades pós-aposentadoria, promovendo a reflexão sobre uma nova fase da vida e as mudanças inerentes a essa transição e o Programa de Educação de Líderes que promove o autoconhecimento e desenvolvimento contínuo dos futuros líderes da companhia.