Connect with us

Alpha Serviços: Detran.SP e Honda firmam parceria para aperfeiçoar a capacitação de instrutores de trânsito

Published

on

Iniciativa abrangerá cerca de 8 mil profissionais em todo o Estado com o objetivo de melhorar a formação dos futuros motociclistas
Texto: Assessoria de Imprensa
Uma parceria vai aperfeiçoar a capacitação de cerca de 8 mil instrutores de autoescolas de todo o Estado que atuam na formação dos futuros condutores de motocicleta. O objetivo dessa iniciativa é aprimorar as técnicas de pilotagem dos motociclistas e, dessa forma, contribuir para um trânsito mais seguro. 
A primeira etapa do projeto começa em maio, com instrutores dos Centros Formação de Condutores (CFC) da região de Marília, no Interior do Estado. Uma estrutura itinerante da montadora percorrerá outras cinco macrorregiões do Estado (São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Campinas, Sorocaba e Região Metropolitana de São Paulo) dentro dos próximos dois anos. 
“Nossa expectativa é multiplicar, por meio dos instrutores responsáveis pelo primeiro contato dos futuros motociclistas com o veículo, conceitos fundamentais de pilotagem segura e consciência no trânsito”, explica José Luiz Terwak, assessor do CETH. Os profissionais participarão de um curso gratuito de aperfeiçoamento de técnicas de pilotagem com duração de oito horas, sendo cinco de aulas práticas e três de atividades teóricas. 
Entre os temas que serão abordados no curso estão: postura e equipamentos de proteção, condução em vias expressas e rodovias, estratégias de segurança, frenagem e mudança de direção, conduta em curvas, pilotagem na chuva e à noite, deslocamento em grupo, adversidades, cuidados na condução de passageiros e direção defensiva. 
“O novo Detran tem investido na aproximação com seus parceiros, com o intuito de atualizar e melhorar a formação dos condutores. Um dos nossos objetivos é produzir materiais de referência com foco na segurança viária, na cidadania e na educação”, diz Rosana Soares Néspoli, gerente da Escola Pública de Trânsito do Detran.SP. 
A iniciativa será coordenada pela Escola Pública de Trânsito do Detran.SP e pelo CETH, com o apoio do Sindicato das Auto Motoescolas de São Paulo. Não haverá repasse de recursos públicos.