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Alpha Notícias: Ford divulga segundo relatório anual

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Documento mostra as novas tendências dos consumidores em 2014
           
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
A Ford divulgou o seu segundo relatório anual de tendências, mostrando que os consumidores vão reavaliar a sua relação com a tecnologia em 2014, equilibrando a necessidade de estar sempre conectado com uma nova valorização da qualidade do tempo passado “off-line”. O documento “Looking Further with Ford 2014” (“Olhando mais longe com a Ford 2014”) destaca 10 tendências globais que apontam como a explosão da tecnologia vai afetar as escolhas e o comportamento dos consumidores.
Uma das principais tendências globais de 2014, segundo o relatório, é o desejo das pessoas de aproveitar o tempo livre para refletir sobre o que mais importa – amigos, família e comunidade – gerando uma nostalgia quando lembram do conforto associado ao modo de vida anterior. É o confronto entre tentar se manter atualizado com uma sociedade sempre conectada, sentindo o medo da perda, ou encontrar satisfação em momentos longe do entretenimento digital.
“Não há como escapar do impacto – tanto positivo como negativo – do ritmo acelerado da tecnologia. O mais fascinante de 2014 é ver que está surgindo uma cultura de reflexão”, diz Sheryl Connelly, gerente de tendências globais da Ford. “Estamos vendo uma cultura de consumo cada vez mais consciente da necessidade de preservar os recursos valiosos e insubstituíveis da sociedade.”
Olhando mais longe com a Ford
A Ford monitora as mudanças nas áreas social, tecnológica, econômica, ambiental e política para entender o que move as atitudes e comportamentos dos consumidores – e como isso afeta o segmento de automóveis. Essas tendências orientam os designers, engenheiros e profissionais de marketing da Ford no desenvolvimento de futuros produtos e serviços.
O relatório inclui várias microtendências que refletem anos de pesquisa qualitativa e quantitativa junto a líderes de opinião de todo o mundo.
“Compreender nossos clientes e a constante evolução de suas necessidades é fundamental para o plano de crescimento e desenvolvimento de novos veículos da Ford”, diz Connelly. “As tendências do consumidor ajudam a orientar nossas estratégias de produto para o desenvolvimento de veículos que superem as expectativas e estejam sintonizados com as rápidas mudanças da nossa sociedade.”
10 tendências para 2014
Segundo a Ford, as 10 tendências que devem influenciar os consumidores e as marcas em 2014 incluem:
1.      O Silencioso Motim da Inovação – a inovação rápida e radical está cada vez mais institucionalizada e onipresente – mudando fundamentalmente o modo como as pessoas trabalham, jogam e se comunicam.
2.      Velha Escola – Os consumidores estão romanceando como as coisas costumavam ser, encontrando conforto e conexão em produtos, marcas e experiências que inspiram a nostalgia.
3.      Significativo x Homem Comum – Buscando conexões mais próximas com os varejistas e prestadores de serviços, os consumidores estão à procura de histórias de identidade e significado nos produtos e serviços.
4.      Statusfera – Em todo o mundo, os consumidores estão ampliando as maneiras de mostrar sua riqueza – às vezes de forma gritante, outras sussurrando -, derrubando as manifestações tradicionais de status e influência.
5.      Busca de Aprovação – Em um mundo de hiper-auto-expressão e exposição pública nos meios digitais, os consumidores estão criando uma identidade pública que pode precisar de ainda mais aprovação que a sua verdadeira personalidade.
6.      Medo de Perder??/ Alegria de Perder – Um cabo de guerra está surgindo, em que a satisfação da perda desafia o tradicional medo de perder. De um lado, os consumidores querem continuar tirando proveito de tudo à sua disposição. De outro, estão conscientes da necessidade de focar, e desfrutar, o que mais importa.
7.      Micromomentos – Com tanta informação ao nosso alcance, o tempo livre abriu espaço para que cada momento seja preenchido com doses de informação, educação e entretenimento – aparentemente embalando nossas vidas com a produtividade.
8.      Mito da Multitarefa – Em um mundo moderno cada vez mais multitarefa e saturado de telas, estão surgindo evidências de que quando fazemos tudo de uma vez sacrificamos a qualidade – e muitas vezes a segurança – de cada coisa que fazemos.
9.      Fronteira Feminina – O perfil das mulheres ganhou um novo destaque; mudanças demográficas estão transformando a dinâmica e a definição das famílias. Juntos, mulheres e homens vão redefinir os papéis e responsabilidades em 2014.
10. Sustentabilidade Azul – O mundo tem se fixado em ser “verde” e agora a atenção vai além da reciclagem e da vida eco-chique, com uma preocupação crescente com o poder e o valor da água do planeta.