Connect with us

Outros

Alpha Serviços: Como dirigir corretamente e prevenir lesões por esforço repetitivo

Published

on


Personal trainer dá dicas para prevenir dores e melhorar a postura dentro do automóvel
Texto: Assessoria de Imprensa
A  vida “moderna” nos impõe um longo tempo sentado dirigindo, ou simplesmente sentado trabalhando por horas a fio – O que sobrecarrega as regiões que fazem a  estabilização da postura , as costas. Se você já sentiu incômodo na base do pescoço e aquela dor que não passa, por fim vem a dor de cabeça, dor costas com uma fadiga muscular que você não encontra uma posição confortável para sentar, uma grande sensação de peso nas pernas  com muito cansaço e ja sentiu os pés inchados então o seu corpo sofre com a  falta de alongamento, e fortalecimento muscular.
A falta de flexibilidade no corpo, do fortalecimento muscular aliado a  uma postura errada no dia a dia ira mais cedo ou mais tarde causar dores, cansaço, tensão, desconfortos e até mesmo disfunções mais graves como dores de cabeça, dores lombares, compressões discais e favorecer o surgimento de hérnias discais.
Passamos muito tempo no carro nos deslocando e ficamos presos nos engarrafamentos  da cidade. Os carros são padronizados e os assentos iguais para todos, pessoas altas, baixas, obesas mas as suas costas é única. Como fazer para não sofrer? A inclinação que mantemos do banco, distância que colocamos o assento e altura do volante são fatores que, além de tencionarem a coluna, favorecem o surgimento de dores e tensões o que leva, ou contribui para o surgimento ou agravamento de problemas de posturas. A permanência muito tempo na mesma posição reduz a circulação  dos  pés e nas mãos.
A  grande sacada é cuidar da postura , usar o alongamento durante o transito como forma de prevenção e fazer exercícios de fortalecimento. O cuidado com a postura e a pratica de alongamento e exercícios ajuda a relaxar, a fortalecer a musculatura das costas e alongar o corpo, consequentemente músculos alongados e fortalecidos não apresentam dores e o melhor de tudo reduzem as dores lombares, evitam problemas mais graves no futuro.
Quanto mais fortes, flexíveis e equilibrados os ossos, articulações, músculos, tendões e os ligamentos  melhor é a postura e menor possibilidade de lesão, dor ou desconforto”.
 Posição do corpo ao dirigir
1 – Corpo apoiado e preso ao banco pelo cinto de segurança de forma justa;
2 – Pernas a 95  a 100 graus nem alongadas nem flexionadas demais. As coxas devem ficar encostadas no assento e a parte posterior dos joelhos livres.
3 – Pés apoiados nos pedais e com calcanhares apoiado no chão do veiculo para não tencionar ;
4 – Mãos firmes ao volante com  punhos apoiados e com os braços semiflexionados mantendo as costas apoiadas no banco;
5 – Nunca usar o celular, entre a cabeça e o ombro para não tencionar o pescoço e correr risco de ferir alguém;
6 – Altura do banco deve ser proporcional altura do condutor para permitir uma visão geral;
7 – Coluna de direção deve-se manter a inclinação e a distancia do volante  que permita a leitura fácil do painel;
A personal trainer Iva Bittencourt, dá dicas de como dirigir com postura correta e evitar assim dores e lesões, baseado em estudos a personal garante que estas simples ações podem melhorar e tornar o dia a dia mais leve.
Quando parar no semáforos
1 – Use o freio de mão, desengate o carro para descansar as perna, flexionando-a levemente por 4 ou 5x;
2 –  Flexione os pés e estenda 4 ou 5 x;
3 -Girar o pescoço, para os lados, para cima e para baixo, gire para a direita e para a esquerda destravando a musculatura;`
4-  Esticar os dedos, um a um com a outra mão;
5-  Movimentar os ombros para frente e para traz;
6 –  Alongue os braços na frente do tronco
7 – Alongue braços atrás da cabeça
8 – Inspire profundamente  e expire devagar ouvindo musicas suaves que relaxam, principalmente em engarrafamentos.
9 – Se dirigir por muito tempo pare a cada duas horas. Faça alongamento das costas, pescoço, braços, pernas, mãos e pés, caminhe um pouco e respire profundamente  movimente pés e pernas para ativar a circulação  nas pernas e melhorar o retorno venoso.
Não deixe de exercitar e sempre procurar um profissional especializado.
Advertisement