Outros
Alpha Esportes: Pirelli anuncia os pneus designados para Spa, Monza e Cingapura
Texto: Assessoria de Imprensa
A Pirelli anunciou os compostos P Zero slick que serão levados para os três primeiros GPs da segunda metade da temporada, na Bélgica, Itália e Cingapura. Os compostos P Zero Laranja duro e P Zero Branco médio foram nomeados para Spa, o circuito mais longo e um dos autódromos mais rápidos do ano. Trata-se da pista que coloca a maior carga vertical sobre os pneus dianteiros em toda a temporada, principalmente na curva Eau Rouge. Portanto, a escolha dos dois compostos mais duros da Pirelli é a mais adequada ao circuito.
Os compostos duro e médio serão utilizados novamente em Monza. Enquanto o traçado de Spa é caracterizado por uma série de curvas rápidas, o de Monza é baseado em retas de alta velocidade. Aqui, os pneus estão sujeitos a forças longitudinais muito elevadas, e as bolhas podem ser um problema, devido à tensão colocada sobre os pneus nas frenagens. Portanto, os dois compostos mais duros também são a escolha ideal para esta prova.
Por outro lado, a etapa de Cingapura vai ser disputada com o P Zero Branco médio e P Zero Vermelho supermacio (que faz sua primeira aparição desde o GP do Canadá). Cingapura é um circuito de rua e a corrida acontece à noite, o que exige demandas específicas dos pneus. As curvas estreitas e sinuosas fazem do Supermacio o pneu ideal para gerar tração e aderência, enquanto o pneu médio adiciona mais tempo na pista à combinação estratégica.
Todos os pneus serão da mesma especificação utilizada no GP da Hungria: a construção de 2012 com os compostos de 2013. Os pneus para chuva, Cinturato Verde intermediário e Cinturato Azul, também serão levados a todas as provas, como de costume.
“A segunda metade da temporada começa com dois dos circuitos mais rápidos e mais exigentes para os compostos neste ano, na Bélgica e na Itália. Já Cingapura é um desafio completamente diferente, pois se trata da última corrida de rua da temporada, portanto, ideal para o pneu supermacio. Como sempre, nossas escolhas se concentraram em oferecer as melhores oportunidades de estratégia, bem como os pneus mais eficazes”, comentou Paul Hembery, diretor de Automobilismo da Pirelli.