Alpha Notícias: FIRJAN instala grupo de discussão do setor automotivo no Sul Fluminense
Cluster terá participação de grandes empresas e tratará de temas como energia, transporte, telecomunicações e mão de obra
Texto: Assessoria de Imprensa
O Sistema FIRJAN realiza nesta quinta-feira, dia 18, às 16h, a solenidade de instalação do Cluster Automotivo do Sul Fluminense, um grupo de discussões criado a partir da iniciativa das quatro maiores empresas do segmento na região, MAN Latin America, Michelin, Nissan e PSA Peugeot Citroën. O evento acontece na sede da Representação Regional FIRJAN/CIRJ, no Sul Fluminense, na Rua 156, nº 220, bairro Laranjal, em Volta Redonda.
A partir da instalação do cluster, outras empresas do Sul Fluminense passarão a fazer parte do grupo, que irá tratar de quatro temas centrais, fundamentais para o crescimento do setor na região: energia, transporte, telecomunicações e mão de obra.
O setor automotivo é destaque no Sul Fluminense. De acordo com o estudo Decisão Rio, da FIRJAN, somente até 2014 estão previstos R$ 5,4 bilhões em investimentos do setor no local. Entre 2000 e 2011, o estoque de trabalhadores do setor automotivo ali passou de 1.401 para 8.752, um acréscimo de 7.351 novas vagas e que significa um salto de quase 500% no período. Só em Porto Real foram 5.478 contratações e em Resende, 1.859.
A solenidade terá a presença do presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira; do diretor de Relações Governamentais e Institucionais da MAN Latin America, Marco Saltini; do representante da área de Relações Governamentais e Institucionais da Michelin, Felipe Mello; da diretora de Assuntos Governamentais da Nissan, Márcia Ribeiro; do diretor Industrial, de Logística e Qualidade da América Latina da PSA Peugeot Citroën, Pierre Ianni; além de autoridades e representantes de outras empresas da região.
Sobre a FIRJAN
A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro é a mais antiga entidade empresarial do Brasil, com origem em 1827. Hoje reúne mais de 105 sindicatos industriais de todo o estado e possui cerca de 9 mil empresas associadas. Tem a missão de promover a competitividade empresarial, a educação e a qualidade de vida do trabalhador e da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Rio de Janeiro. Para isso, conta com 60 unidades em todo o estado e no Distrito Federal. O Sistema FIRJAN é formado por cinco entidades sem fins lucrativos, que trabalham de forma integrada: a própria FIRJAN, o SESI, o SENAI, o CIRJ e o IEL.