Alpha Notícias: TMD Friction exibe novos produtos na AUTOMEC 2013

Alpha Notícias: TMD Friction exibe novos produtos na AUTOMEC 2013

Diretoria da empresa espera impulso por conta do Novo Regime Automotivo
Texto: Assessoria de Impernsa
A importância da AUTOMEC para o mercado de acessórios automotivos de veículos leves é inegável, e confirma-se com a participação de líderes do mercado como a TMD Friction do Brasil, que fabrica e comercializa, entre outros produtos, as linhas Cobreq de pastilhas, patins e lonas para veículos leves. Nesta entrevista, o Diretor Feres Macul Neto comenta a importância da feira e as perspectivas de bons negócios na 11ª AUTOMEC – Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços, que acontece de 16 a 20 de abril no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.
Como a empresa se posiciona hoje no mercado brasileiro de autopeças?
Somos a maior empresa do mundo no fornecimento de lonas e pastilhas, e temos no Brasil uma atuação forte no fornecimento às montadoras. Nossa participação maior no mercado original é no segmento de automóveis, mas temos oportunidade de crescer também no fornecimento às montadoras de caminhões e ônibus. No mercado de reposição, temos uma linha completa de produtos para todos os tipos de veículos automotivos, sejam eles motocicletas, automóveis, caminhões, ônibus, nacionais e importados. Nossos produtos atendem aos mais severos requisitos internacionais de qualidade e performance, e nossa base de clientes distribuidores está presente em todos os estados da federação. Trabalhamos tanto com os principais distribuidores nacionais, bem como alguns regionais dependendo do produto ou região. Sendo fornecedor origin al, nosso posicionamento é na parte superior do mercado, caracterizando-se por um produto de excelente qualidade a um custo competitivo.
Qual é a perspectiva da empresa para o mercado de autopeças neste ano?

Para o mercado de Reposição, nossa expectativa é positiva, baseada em dois aspectos que geralmente determinam o nível de demanda no nosso mercado: crescimento da frota circulante (motocicletas, automóveis, caminhões e ônibus) e crescimento da Economia (PIB).
Existem produtos elaborados para gerar economia financeira ao consumidor final, seja pela durabilidade do produto ou relação custo e benefício?
O desenvolvimento dos nossos produtos sempre tem como objetivo trazer maior valor ao cliente, seja pelo conforto, seja pela durabilidade e segurança, seja pelo custo de aquisição. Observamos também os requerimentos internacionais de toxicologia e proteção ao Meio Ambiente. Dessa maneira, cuidamos melhor tanto dos nossos colaboradores, que os produzem,  como também dos nossos clientes que os manuseiam. O desafio de uma boa pastilha ou lona de freio atualmente, é um equilíbrio entre esses fatores. Queremos que o cliente final tenha a sensação de que sua opção pela Cobreq foi a mais adequada.
Existe alguma demanda específica por certo produto ou material que a empresa tenha notado algum crescimento nos últimos anos?

Existem vários segmentos de mercado nos quais notamos crescimento expressivo. No setor de motocicletas, notamos um crescimento no consumo de itens para motos de maior cilindrada. Por isso investimos no lançamento de várias aplicações para este segmento. No setor de automóveis, notamos o crescimento no consumo de itens para veículos importados. A frota de importados cresce em ritmo maior que o total da frota. Lançamos 60 novos itens, que cobrem mais de 300 linhas de aplicação para este segmento. No segmento de veículos comerciais notamos uma demanda forte para lonas para implementos rodoviários (carretas). Investimos em capacidade adicional e maior automação do nosso processo produtivo.
Quais produtos serão expostos no evento? Existe algum lançamento previsto para Automec?

Temos vários lançamentos para exposição na Automec, como o Textar e Cobreq para automóveis. Teremos também uma família completa de pastilhas de freio para caminhões. Já no segmento de motocicletas, além de novos itens de patins e pastilhas de freios, vamos também apresentar novas famílias de produtos.
Do ponto de vista macroeconômico, como a empresa vê a realização de um evento do porte da Automec para o setor?

As feiras promovem a desenvolvimento positivo de uma indústria. Não existe nos mercados desenvolvidos do  planeta, setor ou indústria  que não utilize as feiras como uma das principais ferramentas para promover o seu desenvolvimento. A Automec em São Paulo já está no calendário mundial do setor de autopeças e cada vez mais se consolida como o principal evento da América Latina. A Automec é uma excelente oportunidade para mostrarmos o que é a TMD Friction, seus produtos e diferenciais,  e porque ela é a maior empresa do mundo no fornecimento de lonas e pastilhas de freios. Também aproveitamos para fazer novos contatos e reforçar os já existentes. É um ponto de encontro onde temos que estar presente de forma completa e profissional.
Como a empresa avalia o Novo Regime Automotivo (Inovar Auto) para o setor de autopeças?
A indústria automotiva brasileira sofreu nos últimos anos com a perda de competitividade para algumas regiões do mundo. O chamado custo Brasil nunca foi tão alto e tão complexo, tirando a capacidade da indústria de exportar e até de competir em seu próprio mercado. Entendemos que o programa Inovar Auto, lançado recentemente pelo governo federal como parte do Novo Regime Automotivo, é o começo de uma reversão deste processo que foi muito danoso à nossa indústria. Apoiamos a iniciativa, ela representa o começo de uma longa caminhada, na qual todos teremos que contribuir. A TMD está fazendo a sua parte. Enquanto várias empresas de autopeças têm fechado suas portas e/ou reduzido suas atividades, continuamos a investir e lançar novos produtos e processos, pois somente assim vamos nos manter competitivos.
Acompanhando o ritmo da indústria automotiva no Brasil, a 11ª AUTOMEC – Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços deverá estimular ainda mais o mercado de inovações e soluções nas áreas de peças e sistemas, acessórios e tuning, entre outros. Números do setor comprovam o bom momento para se investir. Apenas em agosto de 2012, a indústria registrou 10,6% de alta, a maior da história no País, resultado da redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI). O setor automotivo representa um quinto de toda a indústria brasileira e, de janeiro a agosto deste ano, foram montados mais de dois milhões de carros. Entidades ligadas ao setor estimam que a produção alcance até 3.475 milhões de unidades ao final de 2012.
Serviço
Automec – 11ª Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços
Data: 16 a 20 de abril de 2013
Horário: 10h às 19h – Sábado das 9h às 17h
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana São Paulo – SP

Deixe um comentário