Plano envolve expansão do fornecimento aos clientes tradicionais, atendimento às montadoras que chegam ao Brasil e novos produtos para veículos leves e pesados
Texto: Assessoria de Imprensa
A Vibracoustic projeta crescer 10% no mercado automobilístico sul-americano em 2012. A informação é do presidente e CEO da empresa na América do Sul, Edney Corrêa, e representa uma projeção muito superior à média de crescimento do setor no Brasil para este ano, que gira em torno de 2 a 3%, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), divulgada ao final do ano passado. Corrêa atrela a alta projetada pela empresa à chegada de novos produtos para o mercado sul-americano, à expansão do fornecimento de tecnologia para os seus clientes tradicionais (montadoras e sistemistas) e à prospecção de novos fabricantes de veículos que têm se instalado no País.
Neste cenário, o executivo informa que, ao longo de 2011, a empresa se preparou para o crescimento planejado para 2012 e investiu para aumentar em 15% a capacidade produtiva e para modernizar ainda mais o seu Centro Técnico de Engenharia e Tecnologia da fábrica instalada em Taubaté (SP). “A Vibracoustic se antecipa às demandas da indústria automobilística e se prepara com antecedência para fornecer soluções de alta tecnologia adaptadas às necessidades de cada veículo”, ressalta Corrêa.
Crescimento sustentável em 2011
O crescimento da Vibracoustic do Brasil em 2011 foi de 4%. Para Corrêa, este é um desempenho muito positivo por ser superior à média de 0,7% no mercado, registrada pela Anfavea, e, sobretudo, pelo fato de este resultado representar um crescimento sustentável, especialmente depois de um ano anterior (2010) atípico, que teve alta de 20% em razão da retomada após a crise de 2008/2009.
A Vibracoustic do Brasil, que atende a indústria automobilística sul-americana, faz parte da Divisão de Tecnologia de Controle de Vibração do Grupo Freudenberg, de origem alemã. Sob o lema “Nós convertemos ruído e vibração em som e conforto”, ela desenvolve e comercializa soluções de tecnologia antivibração para aplicações em direção, transmissão, chassis e suspensão para montadoras e sistemistas.
Ampliação do portfólio em 2012
O portfólio de soluções antivibração da Vibracoustic é composto por cinco grandes linhas, das quais duas delas são desenvolvidas no Brasil, com produção de coxins de motor para carros e caminhões, tanto os convencionais como os hidráulicos, de câmbio e restritores de torque, suportes de escapamento e de radiadores; dampers de semieixo, eixos cardânico e de bandejas, e coxins e buchas de suspensão, que são amortecedores de vibração de eixos e semieixos.
Para 2012, Corrêa informa que a empresa trará para o Brasil as outras linhas do portfólio global, que englobam: MCU (Batente de Poliuretano – Jounce Bumpers), TVD (Polias antivibratórias) e a linha Air Spring, que são molas pneumáticas para veículos pesados que isolam a vibração e regulam a altura da carga e da cabine. Corrêa informa que, embora a empresa já trabalhe a linha de pesados na América do Sul desde 2009, a estratégia é expandir a atuação e atender novos clientes (montadoras de caminhões e ônibus). “Inicialmente, trabalhamos a linha Air Spring com importação. Mas, dependendo da demanda, a nossa ideia é trazer a produção para o Brasil em médio prazo”, informa Corrêa.





