Serviços
Alpha Serviços: Deixe seu veículo em ordem e garanta uma viagem de férias segura
Para que tudo saia como o planejado durante uma viagem, é importante tomar alguns cuidados básicos com o automóvel.
Mesmo que não seja de longa distância, é preciso lembrar que nesta época do ano o trânsito tende a ficar mais intenso em todos os lugares, exigindo ainda mais atenção ao volante e o bom funcionamento do carro.
Desta maneira, sair para viajar com o carro sem revisão não será uma boa ideia. Ainda que o veículo não apresente nenhum problema e tudo esteja funcionando normalmente, o tempo de exigência do automóvel em uma viagem é muito maior do que o habitual dentro da cidade.
“Não descuide de pontos importantes do carro como cintos de segurança, triângulo, embreagem, bateria, ar-condicionado, velas, sistema elétrico em geral, e por aí vai. Viajar no final de ano é muito bom, mas garantir a segurança e o conforto de todos que estão dentro do veículo durante o percurso é ainda melhor. Antes de viajar, insista na revisão do seu automóvel com alguém que você confie”, afirma André Brunetta, CEO do Zul+.
Separamos algumas dicas pontuais que vão ajudar você durante o processo de revisão de final de ano. Vejamos:
1. Planeje sua viagem
Antes dos cuidados técnicos, é importante ressaltar o planejamento prévio do trajeto da viagem. Quando possível, opte por estradas com melhor estado de conservação para evitar maiores riscos e dores de cabeça com o veículo. Se puder escolher, prefira realizar sua viagem durante o dia. Qualquer imprevisto ao longo da viagem, como um pneu furado ou uma pane no motor, por exemplo, será melhor atendido à luz do dia. Sem contar com o fator psicológico: enfrentar um problema com o veículo durante o dia é mais fácil do que a noite.
2. Cheque os pneus
A calibragem é fundamental. Andar com os pneus desregulados pode prejudicar a dirigibilidade, aumentar o consumo de combustível e reduzir a durabilidade da borracha. Confira a pressão indicada pelo fabricante (normalmente presente no manual do carro ou em uma etiqueta presa à lateral da porta do motorista) e faça-a corretamente antes de pegar a estrada. Outro fator importante é verificar se os pneus não estão carecas ou próximos disso. Se os sulcos da banda de rodagem perderem a profundidade, é sinal de que está na hora de trocá-los. Pneu careca é sinônimo de acidente.
3. Alinhamento, balanceamento e suspensão
O impacto ocasionado por buracos, lombadas e até meio-fios compromete o alinhamento e o balanceamento das rodas e eixos do veículo. Um carro desalinhado compromete a segurança do motorista e dos passageiros. Por isso, é recomendado realizar os procedimentos a cada 10 mil quilômetros rodados. No entanto, dependendo de como você conduz o veículo, o ajuste dos ângulos das rodas pode ser realizado mais cedo ou mais tarde. Quanto à suspensão, rangidos, batidas secas ou ruídos que se assemelham a algo frouxo devem ser investigados. As condições das vias utilizadas em trajetos diários podem levar a um desgaste de partes da suspensão antes do prazo previsto. Portanto, atente-se aos barulhos estranhos.
4. Fluidos
Ao rodar em estradas, o motor do carro é submetido a um esforço maior do que o habitual. Por isso, é importante checar o nível dos fluidos, a validade dos mesmos e seus respectivos filtros, assim como a presença de vazamentos. Líquido de arrefecimento, óleo do motor e transmissão, fluido de freio, direção hidráulica, embreagem e o nível do combustível no reservatório de partida a frio. Todos esses pontos podem ser avaliados em uma oficina ou em um posto de confiança. Não negligencie os pequenos detalhes.
5. Freios
Entre os principais componentes que precisam passar por uma revisão periódica estão: as pastilhas e o próprio fluido de freio. Essa substância é responsável por transmitir o acionamento do pedal para todo o sistema de frenagem do veículo. Com o tempo, ele absorve umidade e se contamina. A recomendação é fazer a revisão em uma oficina mecânica a cada 10 mil quilômetros ou 1 ano. Já as pastilhas são desgastadas ao longo do tempo e o sinal mais recorrente de que elas precisam ser substituídas é o barulho ao acionar o pedal.
6. Regulagem dos faróis
Os faróis do carro costumam ficar desregulados com o tempo por conta das vibrações do veículo ao se movimentar. Andar com faróis desta maneira atrapalha a sua visão e a dos outros motoristas, sem contar que pode gerar infração grave de acordo com o artigo 233 do Código de Trânsito Brasileiro. É recomendado então que seja feita a calibragem a cada 6 meses. Outro ponto importante é a verificação do funcionamento de todas as luzes do carro antes de sair de casa. Saiba para que serve cada uma na estrada. Dependendo do modelo e da versão do veículo, o motorista terá à disposição luzes de neblina, de iluminação lateral, de posição, entre outras.
7. Registre as revisões que realizar no seu carro
No app Zul+, você pode registrar todas as manutenções que realizou no carro para construir um histórico de revisão completo do seu veículo. Além disso, com o registro, o app te informa quando a mesma revisão deve ser realizada novamente no futuro. Vale mencionar que um carro com o histórico de revisão documentado é mais bem avaliado no mercado de revenda.