Connect with us

Outros

Alpha Motos: Edição do Salão Duas Rodas reúne grandes marcas e emociona público recorde

Published

on

Expositores satisfeitos, recorde de público e muitos negócios concretizados refletem o êxito desta edição

Texto: Assessoria de Imprensa
Advertisement

Seis dias de emoção, adrenalina e recordes. Profissionais do setor, adultos, jovens e crianças compartilhando o espaço entre os corredores do Anhembi para ver de perto o que a indústria de duas rodas tinha de novo para mostrar. Este foi o cenário da 11ª edição do Salão Duas Rodas (Feira Internacional de Motocicletas, Bicicletas, Peças, Equipamentos e Acessórios), realizada de 4 a 9 de outubro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi,em São Paulo, que esse ano superou a marca histórica dos 250 mil visitantes às 15 horas da tarde deste domingo, o que consolida o evento como o maior da América Latina.

Os números maiúsculos só confirmam o que o setor já sabe – que o Brasil é o quarto produtor mundial e um dos principais mercados do mundo, não só em consumo, mas também em escala de produção. Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, em onze anos, a circulação de motos no país cresceu 336% e o Brasil tem em média uma motocicleta para cada 11,5 habitantes. “O Brasil tem hoje uma frota de 17 milhões de motocicletas e o sucesso do Salão Duas Rodas é reflexo da pujança do setor. Tivemos 445 expositores e dezenas de atrações para entretenimento dos visitantes, que vem se consolidando como um dos eventos de maior visitação na capital paulista”, revela Hércules Ricco, diretor da feira.

Resultados positivos para comemorar não faltam. São dois milhões de novas motocicletas a circular todos os anos, 140 mil empregos diretos gerados e investimentos de R$ 4,5 bilhões nos últimos cinco anos. A previsão para este ano é que a produção cresça 12,5% e as vendas cresçam 10% em relação a 2010. Segundo a indústria, o aumento do poder aquisitivo das classes C e D e a facilidade de crédito foram decisivos para a explosão do consumo.

Advertisement

Para o presidente da Abraciclo, Roberto Akiyama, o sucesso desta edição é indiscutível. Além da presença maciça das fabricantes, fornecedores e investidores do segmento, o que rendeu boas rodadas de negócios, o evento mostrou ao público a grandeza de um setor cada vez mais relevante no processo de desenvolvimento do país, principalmente no que diz respeito à geração de empregos. “Houve uma positiva seleção natural e econômica das empresas expositoras, que trouxeram estandes maiores e mais qualificados, com produtos de maior valor agregado. O público também surpreendeu não só pelo grande número, mas pelo alto nível de interesse e por sua interatividade,” avalia.

Presença do público feminino

Outro aspecto que chamou a atenção foi o aumento da presença feminina no evento e a preocupação das empresas em agradá-las. Não é para menos, já que atualmente as mulheres respondem por 25% do volume de vendas no mercado brasileiro de veículos duas rodas.

Advertisement

Pesquisa da Abraciclo mostra que a inserção no mercado de trabalho e a necessidade de um meio de locomoção ágil, rápido, econômico e confortável são os principais motivos para atrair este público.

Ao visitar as novidades expostas era possível encontrar uma infinidade de produtos concebidos para atender as características e o gosto feminino. Entre as atrações específicas estava o Espaço Mulher, criado pela Yamaha, com serviços de manicure e massagista. Roupas, capacetes e luvas com estampas, cores e modelagem femininas também inundaram os estandes.

Advertisement

Trânsito seguro

As novidades para a segurança do motorista tiveram papel de destaque durante o evento. Para fomentar a segurança no trânsito, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) contou com um espaço para desenvolver esta ação e reforçar a campanha “Dê preferência à vida. Respeite o Pedestre”.

E os lançamentos acompanharam essa linha. Os capacetes hoje são muito mais leves, resistentes e feitos com materiais que absorvem o impacto, reduzindo as chances de fratura e deslocamento ósseo durante a viagem. As viseiras de policarbonato – material resistente usado na blindagem de veículos – foram um dos principais lançamentos da Motovisor. A empresa é a primeira no Brasil a fabricar esse tipo de produto, que conta também com proteção UV nas lentes e tratamento antirrisco.

Advertisement

Jaqueta e colete agora também cumprem a função de airbag. A Denko apresentou o equipamento que, sob impacto de 30 kg, infla em poucos segundos. Já a Mondeo Magnetic trouxe para a feira a bota da linha Neon Motors, que capta a luz ambiente e, na ausência de luz, libera a luminosidade automaticamente, proporcionando maior visibilidade ao condutor em locais escuros.

Leia os depoimentos dos expositores do Salão Duas Rodas 2011

ARX BRASIL – Rogério Sobrosa, Gerente – “O Salão nos dá visibilidade para o mundo todo. O diretor mundial da ARX esteve no evento e ficou deslumbrado com a organização e com movimento de público. Realizamos excelentes contatos e, com certeza, temos a expectativa aumentar as vendas de acessórios on-road e off-road de vestuário.”

Advertisement
ASW – Rafael Mangifiesti, Marketing – “Já vendemos cerca de R$ 80 mil em acessórios como capacetes, luvas, cotoveleiras e roupas. Notamos que, de uma forma geral, o motociclista hoje está mais preocupado com a segurança, e isso se reflete na venda desse tipo de equipamento. A visitação neste ano foi acima do que esperávamos, e a qualificação do público está maior do que nas edições anteriores”.

BMW – Rolf Epp, Diretor BMW Motorrad – “Avaliamos o Salão Duas Rodas de forma positiva em termos de exposição de marca e geração de negócios. Foi uma ótima oportunidade para lançarmos dois novos produtos em nosso mercado: a BMW G 650 GS Sertão e a BMW R 1200 R Classic, as quais, com toda certeza, serão grande sucesso de vendas nesta fase de crescimento da BMW Motorrad. Foram aproximadamente 100 motos vendidas e um trabalho muito forte de prospecção, que nos trará ótimos resultados para o último trimestre de 2011”.

Brasil Racing – Fabio Antunes, diretor – “Mais uma vez o salão se mostrou produtivo, interessante e criativo. Em nosso estande mostramos, destacamos lançamentos e novidades que estão começando a circular no mercado internacional. Acredito que o público tenha ficado bastante satisfeito diante da grande gama de novos produtos encontrados no Anhembi. Como oferecemos condições especiais para clientes que vieram nos visitar na feira, fechamos alguns pedidos de compra. Também conseguimos novas parcerias, que a partir de agora farão parte da carteira de clientes da empresa. Temos interesse voltar em 2013, levando em consideração que o salão é a grande vitrine do mercado. Esta foi a nossa quarta participação na feira e a cada edição investimos mais, para melhor atender os visitantes e apresentar os produtos importados.“

Advertisement
Dafra – Cesar Horacio, gerente comercial – “O resultado correspondeu às nossas expectativas. O público se surpreendeu com os lançamentos da Dafra, os comentários dos clientes e concessionários foram muito agradáveis e a as vendas compatíveis ao preço e aos novos lançamentos. Foram mais de cem modelos vendidos. O salão é o melhor local para a prospecção de novos clientes, pois facilita a visualização de tudo o que o cliente precisa em um único espaço. Com certeza a Dafra estará presente na próxima edição”.

D.I.D. – José Júnior, Supervisor de Exportações – “Ao contrário de 2009, quando dividimos nosso estande, esse ano conquistamos um espaço só nosso, o que foi um grande passo. Percebemos que o movimento cresceu esse ano, se comparado ao último evento”.

FUSCO – MOTOSEGURA – Bruno Coghi, Gerente Comercial – “Tivemos muitos contatos com clientes interessados em fazer parcerias. Além das dez concessionárias da Honda e uma da Yamaha atendidas, há planos de expansão de novas revendas e representações, a partir dos contatos realizados no salão. Cerca de 30% dos negócios fechados durante os quatro primeiros dias de feira, correspondem a um mês do nosso faturamento”.

Advertisement
GVS SPORT – Edilson T. Silva, Gerente Comercial – “O evento superou nossas expectativas em relação à organização, infraestrutura e público. As principais montadoras vieram para o Salão e trouxeram muitas novidades. Além dos negócios fechados em nosso estande – cerca de 30 pedidos de compra, esperamos ampliar as vendas com a nova linha de retrovisores e piscas. Com certeza, voltaremos a expor no Salão Duas Rodas em 2013.”

HARLEY-DAVIDSON – Longino Morawski, Diretor Superintendente Comercial – “Por ser nossa primeira participação oficial, estamos muito satisfeitos com as oportunidades de negócios e de relacionamento que o evento nos proporcionou. A participação na edição 2011 foi um marco na história da Harley-Davidson do Brasil. Muitas pessoas visitaram o nosso estande e puderam viver a experiência da marca, algo que certamente levarão com elas por muito tempo. Sem dúvida, este é o maior evento do setor em todo o Brasil e a Harley-Davidson tem muito interesse em fazer parte desse encontro de apaixonados por motocicletas”.

IMOCX – José Carlos Taddeo, Diretor Corporativo – “O movimento nesta edição do Salão foi muito maior do que em 2009. A quantidade de visitantes está acima do que esperávamos, o que nos traz ainda mais confiança de que o balanço final será muito positivo. Sob esse cenário, pudemos mostrar nossas principais novidades para 2012, além de prospectar clientes e fechar negócios”.
Advertisement

IROS – Sérgio Alhadeff, Diretor Comercial – “Este ano contamos com um espaço bem maior que nas edições anteriores, e isso fez com que a visitação fosse ainda maior e mais qualificada. Para nós, participar de uma feira como o Salão Duas Rodas significa, entre outras coisas, captar novas concessionárias e, principalmente, atender as que já são clientes. Com a inauguração da fábrica em Manaus, a nossa produção vem crescendo em um ritmo acelerado nos últimos meses. Com essa nova demanda, temos produtos à altura para apresentar na feira”.

KASINSKI – Marketing – “Este ano nosso estande se manteve movimentado em todos os dias da feira. O público está bem focado e em busca de negócios efetivamente. Um exemplo disso foram os mais de 500 test-drives que realizamos, além do curso que oferecemos aos visitantes. Muitas pessoas saíram daqui sabendo qual moto querem comprar. Um dos maiores sucessos da marca foram as bicicletas elétricas, que se consolidam como tendência para os próximos anos”.

KAWASAKI – Camila Ishiki, Marketing. “Realizamos muitas vendas durante o evento. A maioria dos visitantes já veio sabendo qual produto comprar. Além disso, nesta edição estamos com um espaço maior e com mais modelos expostos, o que atrai ainda mais pessoas”.

Advertisement
LAQUILA – Otávio Oliveira, Marketing – “Os lojistas que nos visitaram vieram em busca de negócios, e conseguimos concretizar muitos, principalmente no início da semana. O público foi bastante variado e mais volumoso que nas edições anteriores. Com certeza tivemos visitação acima do que esperávamos.”

LEVORIN PNEUS – Margareth Lixtentein, Marketing – “Esse ano a feira está muito movimentada e conseguimos concretizar ótimos negócios. De forma geral, gostamos muito do evento e pretendemos voltar em 2013”.

LUMA – Antonio Sequeira, Comercial – “Ficamos surpresos com a frequência do público. O salão atraiu clientes interessados e isto mostra que o setor está com força total. Nossa presença no evento foi positiva, pois apresentamos a empresa e os produtos. A geração de negócios é conseqüência”.

Advertisement
MAGGION – Sebastião Ferrari, Gerente de Marketing e Comunicação – “O Salão é um evento de sucesso que se aprimora a cada ano. O público aumenta a cada edição, o que indica um crescimento constante do evento. Investimos bastante no estande desse ano, pois acreditamos que vale a pena estar aqui e trazer nossos produtos e clientes. Fizemos vários contatos nos dias de feira e com certeza voltaremos em 2013”.

MOTOCAR – Júlio de Almeida, diretor geral – “Uma realização sensacional, em termos de público, divulgação, organização e todos os aspectos desafiadores que envolvem a promoção de um evento desse porte. Para empresas iniciantes, como a Motocar, não há melhor oportunidade para inserir um produto no mercado”.

Nacar – Eduardo Valadão, gerente geral do grupo – “Avaliamos a nossa participação no Salão Duas Rodas como bastante satisfatória. Em relação aos negócios, os retornos foram medianos diante das nossas expectativas. Mas de uma coisa temos certeza, a nossa carteira de clientes aumenta a cada edição da feira. Em 2013, a Nacar estará de volta com muitas novidades”.

Advertisement
NGK – Marcos Mosso, Marketing – “Participamos do Salão desde a primeira edição e, este ano, ficamos surpresos com o número de visitantes que passaram pelo nosso estande. Embora a nossa presença seja institucional, apostamos no aumento de vendas nos próximos meses.”

PIRELLI – Marcelo Natalini, Diretor da Unidade de Negócios Moto – “Como maior fabricante de pneus da América Latina, percebemos que o salão vem crescendo cada vez mais. Seja pelo alto número de marcas participantes, seja pela qualidade do evento e dos produtos demonstrados ao público”.

RS1 – Felipe Prado, Diretor geral – “Já ultrapassamos R$ 50 mil em vendas de produtos, que vão desde jaquetas, botas e luvas, até capacetes. O movimento na loja foi bastante alto em todos os dias do evento e, por isso, tivemos inclusive que controlar a quantidade de pessoas que entravam, para atender bem a todos”.
Advertisement

Scherer – Waldemar Ivo Medeiros Neto, gerente comercial – “Já participamos do Salão Duas Rodas há muitos anos e o evento é uma ótima opção para a visibilidade dos nossos produtos. Nesta edição, conseguimos ter uma visitação bastante positiva. Embora a concretização de negócios durante a feira não seja o nosso principal foco, temos a certeza que os principais objetivos foram atingidos, com a intensificação, a aproximação e a reaproximação com os nossos parceiros. Todos os contatos que fizemos foram muito bons, considerando que o evento é a maior vitrine para o mercado. Em 2013, o público pode contar com a nossa participação.“

SUZUKI – Vânia Crivellaro, Marketing – “O Salão Duas Rodas é o caminho para a concretização de ótimos negócios. Com base nesse sucesso, a J.Toledo surpreendeu o público com seu padrão de qualidade e julgamos provável um bom crescimento para os próximos meses, pois a Suzuki dispõe da linha de motocicletas mais completa que comprovam a tecnologia, durabilidade e a rapidez de suas motos”.

TAURUS – Gianfranco Ugo Milani, Gerente de Vendas – “O Salão Duas Rodas foi excelente, superando as edições anteriores na questão de público e lojistas e na concretização de vários negócios. Sem dúvida alguma, iremos participar da próxima edição e, se possível, com o estande no mesmo local deste ano”.

Advertisement
TRAXX – Débora Rangel/Gerente de Marketing e Dennis Renner Peter/Coordenador de Comunicação – “A organizadora do evento trouxe grande número de público ao salão. Vimos que ele foi muito divulgado na imprensa. Durante o evento, muitos revendedores e fornecedores entraram em contato conosco e, para nós, se uma marca quer se consolidar no setor duas rodas, ela tem que passar pelo Salão Duas Rodas. Com certeza voltaremos em 2013”.

TUTTO MOTO – Andrezza Sartorato, Marketing – “Percebemos que esse ano o número de público aumentou e isso é muito bom para a empresa. De forma geral, até agora fechamos bons negócios e pretendemos voltar em 2013”.
Advertisement