O Salão Internacional de Buenos Aires abre suas portas, depois de quatro anos de ausência, com a Ford apresentando uma série de novidades. Hoje a Ford reuniu a imprensa para mostrar em primeira mão uma de suas principais atrações no salão, o protótipo da Nova Ranger, produzida com plataforma global.
Cerca de 300 jornalistas participaram do evento, da imprensa da Argentina, do Brasil e do Chile, além dos participantes da Ranger Road Trip, expedição que partiu de São Paulo com destino a Buenos Aires a bordo de cinco picapes Ranger. A maioria dos jornalistas brasileiros, convidados pelo pool da Anfavea, não pode viajar para Buenos Aires com o cancelamento dos voos devido à erupção do vulcão no Chile. Jornalistas que viajaram de forma independente acompanharam a apresentação.
Enrique Alemañy, presidente da Ford Argentina, destacou na oportunidade a importância do novo produto dentro do portfólio global da Ford, trazendo uma proposta moderna e de alta qualidade que dá continuidade à tradição de Picapes Raça Forte Ford. A pré-apresentação da futura picape, que será mostrada amanhã, foi feita em uma sala contígua ao pavilhão de exposições de La Rural, onde a Ford tem dois estandes: um de 2.000 m2 para carros e picapes e outro de 400 m2 para veículos comerciais. O evento espera receber mais de 500 jornalistas e superar o público de 444.000 visitantes de sua última edição, no período de 17 a 26 de junho.
A Nova Geração Ranger reúne estilo marcante e tecnologias avançadas para oferecer um padrão diferenciado de conforto e dirigibilidade no segmento. Projetada para ser líder da categoria, com ganhos significativos também na potência, segurança e capacidade de carga, ela combina a herança forte de resistência, confiabilidade e desempenho da picape com um interior espaçoso, confortável e bem equipado. Como resultado, oferece uma experiência de direção sofisticada, não encontrada em outros veículos do segmento. Será produzida em três continentes e vendida em mais de 180 mercados mundiais para tornar-se um dos produtos de maior abrangência geográfica da marca.
“Na América do Sul, os modelos e a data de lançamento da Nova Geração Ranger ainda serão definidos. No entanto, podemos confirmar que a fábrica de Pacheco, na Argentina, que produz o modelo atual da Ranger, já está preparando as instalações para a futura incorporação do novo produto ao seu portfólio em 2012, como parte dos investimentos de US$ 250 milhões que estão sendo aplicados na planta”, disse Enrique Alemañy.
Ela é uma resposta ao que os consumidores de todo o mundo querem de uma picape. Desenvolvida por um time global da Ford, a futura picape se beneficia da grande experiência global da marca neste mercado e foi testada nas condições e ambientes mais extremos, em cinco continentes, para provar as suas credenciais de classe mundial.
A Nova Ranger tem uma presença forte e vibrante, com design exterior moderno que traduz a famosa personalidade das Picapes Raça Forte Ford. Os designers definem seu estilo como “Força do Século 21”. Suas linhas musculosas e limpas e a postura firme e confiante sinalizam a força e a capacidade de uma picape ultramoderna. Ao mesmo tempo em que mantém a identidade Ranger, seu estilo refinado, sofisticado e inovador é capaz de atrair uma nova geração de consumidores.
A flexibilidade é outro ponto marcante da picape. Além de manter a característica de veículo para o trabalho, com interior prático, durável e grande capacidade de carga, ela oferece mais refinamento, conforto e equipamentos avançados que ocupam o topo da lista de desejos de muitos consumidores.
Os detalhes de acabamento da cabine receberam atenção especial para garantir um padrão superior de qualidade. Da textura dos painéis internos à escolha das tonalidades, seu interior transmite a sensação de produto premium, sem abrir mão da durabilidade para atender as aplicações profissionais.
A futura Ranger é a síntese perfeita de robustez, potência e confiabilidade, com tecnologias de última geração voltadas para a qualidade. Nas últimas duas décadas, ela tem sido uma das picapes médias preferidas em todo o mundo e a nova geração oferece ainda mais capacidade e desempenho, junto com um design musculoso que transmite força e robustez.
A caçamba da Nova Geração Ranger Cabine Dupla tem comprimento de 1.549 milímetros. Com a altura do compartimento ampliada para 511 milímetros, o seu volume de carga foi aumentado para 1,21 metro cúbico.
Design robusto e tecnologias inteligentes
A Nova Geração Ranger oferece uma dinâmica de direção refinada. Seu novo chassi aumenta ao mesmo tempo a capacidade de carga e o conforto. A caçamba, maior, foi projetada para transportar mais peso e volume. O desempenho fora de estrada também é favorecido pela rigidez maior da carroceria e pela altura elevada. A distância mínima do solo nos modelos 4×4 atinge excepcionais 230 milímetros, com pneus de 16 polegadas. A Nova Ranger absorve com facilidade quaisquer ondulações do piso, com a distância entre-eixos ampliada para 3.220 milímetros – a maior da categoria.
A suspensão traseira garante uma rodagem suave, firme e confortável, com um sistema que permite calibração adequada a várias condições de piso e excelente capacidade de carga. Os engenheiros cuidaram de todos os detalhes para garantir um ambiente tranquilo na cabine, isolando os ruídos provenientes do motor, da transmissão e do piso.
A Nova Geração Ranger surpreende também pelo nível de tecnologias inteligentes a bordo. Uma delas é o sistema Bluetooth com controle de voz, que torna ainda mais fácil e divertida a direção da picape. O painel tem desenho inspirado no teclado de celulares, com entrada auxiliar para iPod e MP3. As informações exibidas nos mostradores também foram projetadas para atender tanto o uso pessoal como profissional. A cabine conta com 20 porta-objetos, incluindo porta-luvas com capacidade para acomodar um laptop e um compartimento oculto sob o banco traseiro, ideal para equipamentos eletrônicos.
O console tem um compartimento refrigerado, ligado ao sistema de ar-condicionado, com capacidade para seis latas. O banco traseiro acomoda confortavelmente três passageiros, com bom espaço para as pernas e facilidade para a entrada e saída da cabine.
Engenharia avançada aplicada à segurança
A engenharia aplicada na carroceria, projetada a partir da nova plataforma global, está alinhada aos padrões mais altos do mundo. Ela foi otimizada para oferecer robustez e proteção aos ocupantes, absorvendo de modo eficiente as energias de impacto. Sua estrutura foi desenvolvida a partir de uma nova arquitetura de carroceria, com alto grau de rigidez longitudinal e o uso de aço de alta resistência para proteger os passageiros em uma eventual situação de impacto.
O time de desenvolvimento da Nova Geração Ranger começou o projeto a partir do zero e não perdeu a oportunidade de incorporar ao produto as novas tecnologias inteligentes da Ford. As tecnologias de segurança passiva do veículo incluem: airbags para o motorista e o passageiro da frente, a disponibilidade de airbags de cortina para proteção da cabeça, e airbags laterais nos bancos da frente para proteção do tórax.
A plataforma totalmente nova permitiu aos engenheiros redesenhar a suspensão dianteira e traseira e incorporar novas tecnologias inteligentes, como controle eletrônico de estabilidade, freios ABS e controle de tração. Esses recursos avançados são complementados pela disponibilidade de controle de estabilidade de reboque, controle de carga adaptativo e sensor anticapotamento, que se combinam para oferecer um alto nível de controle e segurança quando o veículo reboca cargas pesadas.
O controle eletrônico de estabilidade é uma assistência que aciona os freios e reduz a potência quando os sensores percebem que as rodas começam a derrapar. Ele monitora constantemente o comportamento do veículo e os comandos do motorista e pode acionar os freios em uma ou mais rodas para ajudar a manter o controle em condições de risco.
Elementos do controle eletrônico de estabilidade são usados também no sistema de controle de estabilidade de reboque, que monitora o comportamento do veículo e o alinhamento do trailler, aplicando os freios quando necessário para manter o seu controle.
O controle de carga adaptativo garante estabilidade adicional para os motoristas que transportam carga pesada. Ele inclui distribuição eletrônica da força de frenagem para garantir a máxima eficiência de atuação em cada roda, sob diferentes condições de carga.
A assistência de frenagem em emergência é projetada para reconhecer quando o motorista está em uma situação de pânico. O sistema aumenta a força dos freios para reduzir a velocidade do veículo e a distância de parada. Complementando os freios ABS, estas tecnologias trabalham juntas para garantir uma parada mais eficiente sob todas as circunstâncias.
A Nova Geração Ranger também é a primeira picape a incorporar elementos de proteção para pedestres. Aproveitando um estudo global da Ford sobre veículos amigáveis para os pedestres, seu design traz linhas arredondadas sob o capô para reduzir potenciais danos à cabeça e para-choque com materiais absorvedores de energia.
Economia de combustível ampliada
Dependendo do mercado, a plataforma global também terá a disponibilidade de uma nova transmissão automática de seis velocidades. A nova transmissão automática Ford 6R80 foi extensamente desenvolvida para oferecer trocas suaves, rápidas e quase imperceptíveis para o motorista, refinando ainda mais a dirigibilidade da Nova Geração Ranger. No modo Normal, a calibração foca no conforto e economia de combustível. Um toque rápido na alavanca muda a transmissão para o modo Sport, que proporciona trocas mais longas e permite ao motorista selecionar as marchas manualmente com um movimento para baixo ou para cima.
Um dos principais recursos incluídos na nova transmissão automática é a lógica de controle de graduação (Grade Control Logic). Quando o veículo desce uma ladeira e o motorista aciona os freios, a transmissão seleciona automaticamente uma marcha mais baixa para ajudar a segurar o veículo. Se a transmissão está no modo manual e o motorista tem de acelerar numa emergência, a transmissão também troca para uma marcha menor para oferecer aceleração extra.
Vários outros refinamentos contribuem para aumentar a economia de combustível. A calibração apurada do sistema de injeção permite uma combustão eficiente e econômica, sem afetar a potência. A aerodinâmica da carroceria foi aprimorada com o uso de simuladores de última geração, similares aos utilizados na Fórmula 1. Esse trabalho incluiu a realização de mais de mil testes aerodinâmicos para chegar ao design final do veículo.







