Empresários industriais atentos ao grande valor da manutenção para o sucesso dos negócios estarão presentes no XIX Seminário de Lubrificantes e Lubrificação Industrial, promovido pela Abraman (Associação Brasileira de Manutenção). O evento acontece nessa quinta-feira, dia 19, em São Paulo, e destaca a importância do fator humano para garantir qualidade e produtividade, associando ao gerenciamento de riscos na lubrificação, que é responsável por garantir os níveis mundiais de confiabilidade dos equipamentos, evitando paradas por quebras e outros desperdícios.
O mercado dispõe de lubrificantes que cumprem bem esse papel na garantia da “saúde” das máquinas: são os óleos sintéticos, dos quais a Mobil entende muito bem, por ser líder mundial nessa tecnologia. É sobre esse produto diferenciado que o engenheiro mecânico José Sidonio Pascoal Neto, da Cosan Combustíveis e Lubrificantes, detentora do uso da marca Mobil no Brasil, falará ao público presente no seminário, tendo como base a vasta experiência em Lubrificantes e nos setores de Siderurgia, Mineração e Açúcar e Etanol.
Segundo José, normalmente os lubrificantes sintéticos são conhecidos por promover uma performance superior de máquinas e equipamentos, mesmo quando esses operam em condições severas. “Porém, a evolução dos métodos de processamento dos óleos minerais ampliou esse significado. O objetivo da palestra é fornecer discernimento a respeito das características fundamentais desses ‘novos sintéticos’, assim como compará-las com os óleos sintéticos tradicionais e avaliar o efeito no desempenho da lubrificação”, afirma Neto.





