Cummins finaliza Conferência Global com o plantio de 200 mudas de árvores
Outros

Cummins finaliza Conferência Global com o plantio de 200 mudas de árvores

Texto: Assessoria de Imprensa


A Cummins Brasil, maior fabricante independente de motores Diesel, liderou no último dia 29 o plantio de 200 mudas de árvores na Av. Monteiro Lobato, s/n, em Guarulhos (SP). A iniciativa, realizada em parceria com a Prefeitura e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Guarulhos (SP), mobilizou 120 funcionários da empresa.


A ação foi promovida após o término da Conferência Global de Responsabilidade Corporativa da Cummins Brasil, iniciada no dia anterior, e contou com a participação dos profissionais provenientes da fábrica brasileira da Cummins, distribuidores da América Latina (Chile, Peru, Argentina e Costa Rica), além da liderança da matriz corporativa (EUA).


No total, 200 mudas de pitanga, aroeira pimenteira, manacá-da-serra, quaresmeiras, ipê amarelo e roxo, embaúba, entre outras árvores regionais de São Paulo, foram cultivadas no local. Com esta iniciativa, os diretores e gerentes da América Latina e a equipe de líderes americanos na área de Responsabilidade Corportativa puderam conhecer de perto o programa Ilhas Verdes, desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente de Guarulhos (SP) e reconhecido pela Unesco em 2009, como exemplo de política pública.


O Programa Ilhas Verdes tem como objetivo reduzir as zonas de calor em grandes centros urbanos. De acordo com Fábio Vieira, criador do PIV, em 1999, o pico de temperatura na região era de 29º C e, atualmente, essa medida subiu para 33ºC. A meta do PIV é reverter -5º C nos próximos dez anos. “Por isso é extremamente importante contar com a parceira de empresas como a Cummins Brasil que presta também serviços ambientais”, diz Viera.


Vale acrescentar que no ano passado, a Cummins Brasil também colaborou com o Programa Ilhas Verdes, disponibilizando mais de 100 funcionários, que atuaram como voluntários e realizaram o plantio de 2.100 mudas de árvores em Guarulhos (SP), arborizando a região.


Segundo Luis Afonso Pasquotto, vice-presidente da Cummins para a América Latina, trabalhos como este estimulam e motivam nossos funcionários, criando também espírito de liderança.


Encontros


A Conferência Global de Responsabilidade Corporativa da Cummins Brasil reuniu nos dias 28 e 29 de março 130 gerentes e diretores da Cummins Brasil, distribuidores da América Latina (Chile, Peru, Argentina e Costa Rica), além da liderança da matriz corporativa (EUA), no Hotel Mariott, em Guarulhos (SP).


O objetivo principal do evento, que teve início em meados do ano passado, e passou por diversos países onde há subsidiárias Cummins, como Índia, China, EUA, México, Europa, Rússia e, agora no Brasil, foi desenvolver metodologias de trabalho duradouras e consistentes na área de Responsabilidade Corporativa. O término de todas as Conferências realizadas ao redor do mundo foi marcado com uma ação e, no Brasil, os profissionais realizaram o plantio.


Explicar e exigir dos líderes o que a Cummins espera de cada país quando o assunto é esforço na área de Responsabilidade Corporativa e verificar a viabilidade de um projeto usando as ferramentas corretas foram alguns dos temas discutidos durante a Conferência. “É preciso estratégia organizacional para obtermos resultados concretos e todos os encontros realizados entres os líderes da Cummins foram extremamente produtivos”, afirma Carole Castro, diretora Global de Envolvimento de Comunidade da Cummins Inc.


“Estou extremamente contente e muito satisfeita, já que o término da conferência é um marco para mais uma jornada de trabalhos dedicada às respectivas comunidades”, diz Carole. Nos EUA, os projetos sociais também focam o meio ambiente. Além disso, dedicam esforços para a recuperação de rios poluídos, educação nas escolas para conscientização ambiental e pela busca da energia eficiente. “ Conseguimos uma economia de energia, no ano passado, de US$ 28 mil na comunidade em Indianápolis, nos EUA. E foi por meio de pequenas mudanças”, conta Carole.


Vale acrescentar que faz parte da cultura da Cummins promover projetos sociais, priorizando três grandes áreas: educação, meio ambiente e justiça social. “Neste contexto, os líderes também são incentivados, já que há uma grande necessidade de inspirar e motivar nossos funcionários a praticar Responsabilidade Corporativa”, explica Pasquotto.


A conferência também serviu para o alinhamento das práticas globais, respeitando, claro, as necessidades de cada país. “Neste encontro, pudemos dividir e compartilhar experiências com outros líderes e, além disso, conhecer outros projetos, suas demandas e resultados. A interação foi extremamente importante”, afirma Soraia Franco, gerente geral de Responsabilidade Corporativa para América do Sul.


Ao término da Conferência Global de Responsabilidade Corporativa da Cummins Brasil, os 130 participantes receberam um cartão (Global Giving Card) da Fundação Cummins com a quantia de US$ 20 cada um, a ser revertido em doações.

Deixe um comentário