Outros
Jaguar celebra os 50 anos do icônico E-Type
Neste ano, a Jaguar Cars celebra o 50º aniversário de um dos veículos esportivos mais emblemáticos e desejados da história da indústria automobilística, o Jaguar E-Type. Apresentado pela primeira vez durante o Salão de Genebra de 1961, o modelo foi uma verdadeira sensação no evento. Na edição deste ano do evento suíço, o veículo percorrerá as mesmas ruas que fez há cinco décadas.
Para comemorar, a marca britânica de automóveis de luxo programou diversos eventos ao longo de 2011. O cronograma de celebrações terá início durante o Salão de Genebra, em Março, e continuará dentro do festival anual de Goodwood. Além deles, também estão previstas ações dentro dos festivais de Pebble Beach Concours d’Elegance, na França, no Nurburgring Old Timer Grand Prix, na Alemanha além de outros eventos lifestyle que contarão com a participação de clientes e concessionários.
Capaz de atingir 242 km/h e com preço muito inferior aos seus principais rivais com mesmas capacidades, o esportivo se consolidou de forma imediata como um autêntico ícone de sua época. O E-Type foi vendido entre 1961 e 1974 e ultrapassou as fronteiras do mundo do automóvel. O equilíbrio em suas proporções, sua forte presença e a pureza de suas linhas o fizeram merecedor de um espaço permanente no Museu de Arte Moderna de Nova York.
Desde sua primeira apresentação ao público, o modelo estabeleceu novos padrões de design e capacidades, tornando-se objeto inspirador para as linhas atuais dos veículos produzidos pela Jaguar. Modelos que, assim como o E-Type, oferecem uma incomparável combinação de capacidade, esportividade, dirigibilidade, alta tecnologia e design.
“Meio século de desenvolvimento e progresso não foi suficiente para reduzir em nada a importância do E-Type”, ressalta Mike O’Driscoll, conselheiro da Jaguar Cars e presidente da Jaguar Heritage, organização que cuida da herança e história da marca britânica.
“O veículo causou um verdadeiro frisson durante seu lançamento e continua até hoje sendo uma referência, um verdadeiro símbolo para a marca. O E-Type é simplesmente o veículo esportivo mais estimulante já criado. Mais que isso, ele sem dúvida representa um grande legado deixado pelo genial Sir William Lyons, fundador da marca”, complementa.
Tido como um dos grandes símbolos dos anos sessenta, o E-Type já foi o veículo preferido de grandes personalidades como George Best, Brigitte Bardot, Tony Curtis e Steve McQueen.
“É impossível não ressaltar o impacto causado pelo E-Type quando ele foi apresentado pela primeira vez ao público em 1961”, lembra Ian Calllum, diretor de Design da Jaguar Cars. “Estávamos diante de um veículo que materializava o espírito revolucionário de uma época que ele, inclusive, chegou a simbolizar. O design do E-Type nos permite hoje, compreender todo o esforço e trabalho que desenvolvemos para as linhas dos Jaguares futuros”, complementa.
E-Type por fatos
• O comendador Enzo Ferrari disse uma vez que “o E-Type era o veículo mais belo do mundo”.
• O motor de cinco cilindros em linha, que depois viria a equipar o E-Type, proporcionou à Jaguar cinco vitórias nas 24 Horas de Le Mans, durante a década de 1950. Já a versão 3.8 litros, capaz de desenvolver 265 cavalos e 35,9 mkg de torque, impulsionava o veículo aos 242 km/h, velocidade que fazia do E-Type o veículo de série mais rápido do mundo para a época, marca já alcançada por seu antecessor, o XK 120.
• Quando foi lançado no mercado, o E-Type custava £2.256,15 (com impostos incluídos), valor que hoje gira em torno de £38 mil, no Reino Unido.
• As proporções perfeitas da carroceria do E-Type são obra de Malcolm Sayer, engenheiro aeronáutico que também aplicou seus conhecimentos no design de veículos como o C-Type e o D-Type, vencedores das 24 Horas de Le Mans.
• O E-Type foi produzido por 14 anos e teve mais de 70 mil unidades comercializadas em todo o mundo. Tal fato o tornou o primeiro veículo esportivo produzido em série do planeta.